Aparelhamento: Bolsonaro mentiu ao tentar justificar mudança na PF

Atualizado em 15 de novembro de 2021 às 7:58
Bolsonaro
Jair Bolsonaro. Foto: AFP

Dados da Polícia Federal desmentem o depoimento de Bolsonaro sobre interferência na corporação. Ele disse ter solicitado a troca do comando da superintendência em Pernambuco por baixa produtividade. A ideia do presidente era tirar Carla Patrícia Barros da Cunha, que assumiu o cargo em dezembro de 2019 e saiu em junho de 2021.

Em 2020, as operações contra desvio de dinheiro público no estado aumentaram 91% em relação a 2019. Se comparado a 2018, o aumento foi de 283%.

Leia também:

1 – Partido comemora briga entre presidente e PL: “Vai sobrar só a gente”

2 – “Quem manda sou eu”: Veja como foi briga do mandatário e o presidente do PL

3 – Com suspensão de Orçamento Secreto, como ficam as emendas já reservadas?

Delegada da PF investigou líder do governo Bolsonaro no Senado

Apesar da alegação, o pedido de troca parece ter tido outra motivação. Na gestão da delegada, a PF pernambucana deflagrou uma operação contra desvios na Prefeitura de Petrolina (PE). O filho de Fernando Bezerra Coelho, líder do governo no Senado, era o gestor do município. O próprio senador foi investigado pela delegada em caso derivado da Lava Jato.

Bolsonaro já puniu 18 delegados da PF em retaliação

O governo Bolsonaro já puniu 18 delegados da Polícia Federal em retaliação. Silvia Amélia foi a 18ª punida por fazer seu trabalho. Então chefe da Diretoria de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ela foi responsável por formalizar o pedido de extradição de Allan dos Santos aos Estados Unidos. Foi removida da função.

A investigação contra Salles, que o ligava a grupo de exportação ilegal de madeira gerou represálias a cinco delegados.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link