Pergunta de Doria sobre Dubai mostra “total desconexão com o Brasil”, diz Lilia Schwarcz

Atualizado em 26 de outubro de 2021 às 12:48
Doria pergunta, no interior paraibano, "quem já foi a Dubai?"
João Doria questiona a população no interior da Paraíba se alguém “já foi a Dubai”. Foto: Reprodução

Para Lilia Schwarcz, a pergunta de João Doria sobre Dubai é “desrespeito com a região do Nordeste” e mostra “total desconexão com o Brasil”. “Políticos brasileiros não primam pelo senso de realidade”, afirma a historiadora e antropóloga. “De fato, estamos mal em termos de opções políticas”, completa.

No interior da Paraíba, o governador de São Paulo questionou a plateia: “quem já foi a Dubai?”. A fala se deu em evento nas prévias do PSDB em cidade com 59 mil habitantes na região do brejo paraibano, Guarabira.

Lilia Schwarcz sobre João Doria. Foto: Reprodução

Ele propunha soluções para a seca da região e citou a cidade dos Emirados Árabes Unidos. “É possível mudar. Vá a Dubai, nos Emirados Árabes, onde São Paulo tem um escritório que foi inaugurado em fevereiro de 2020. Dubai era um deserto completo. Completo. Não tinha um fio de água. Quem aqui já foi a Dubai, se puder levantar o braço. Alguém aqui já teve essa oportunidade? É uma transformação”, afirmou.

Para a historiadora, é absurda a comparação: “Não se trata apenas de ‘complexo de estrangeiro’, trata-se de desrespeito com a região do Nordeste, como se fosse um deserto comparado ao de Dubai.

Leia também:

1 – Relação de Bolsonaro com Centrão está por um fio

2 – O que diz a carta do pastor que enganou multidão sobre ressuscitar no 3º dia

3 – Carrefour: Gerente que humilhou vendedor é afastada

Doria diz que fez “pergunta retórica”

Depois do evento, Doria publicou uma nota por meio de sua assessoria. Segundo o governador, “a pergunta foi apenas retórica” e tinha o objetivo de “explanar como a seca, que tanto afeta milhões no Brasil, pode ser amenizada quando há vontade política e investimento tecnológico”.

O tucano foi alvo de crítica de correligionário. Reservadamente, um membro do PSDB criticou o governador ao jornal O Globo. “Aqueles que entendem a a realidade local do brejo paraibano sabem que ir a Dubai é algo distante”.

Edna Henrique, deputada alinhada ao governador, discorda. Para ela, não há “nada demais” na pergunta. “O governador tem esse jeito de comunicar fazendo perguntas. Estranhei os comentários críticos”.