Superlive de Domingo: Eleição na França, direto de Paris; o caso do “racismo” na foto de Lula e Alckmin

Atualizado em 10 de abril de 2022 às 17:24
Superlive de Domingo: Eleição na França, direto de Paris; o caso do "racismo" na foto de Lula e Alckmin
Superlive de Domingo

Eleições na França e Lula são os assuntos. AO VIVO. Kiko Nogueira faz o giro de notícias. Entrevista com o jurista Pedro Serrano e Luiz Eduardo Greenhalgh Moderação: Décio Nogueira.

Leia também:

1- Macron e Le Pen disputarão segundo turno nas presidenciais da França

2- VÍDEO: Folha fez campanha contra as cotas raciais

3- Duelo Macron x Le Pen deveria servir de lição para eleição presidencial no Brasil, diz especialista

Macron x Le Pen

O atual presidente da França, Emmanuel Macron, obteve 28,1% dos votos contra 23,3% de Marine Le Pen no 1º turno da eleição presidencial realizada neste domingo (10), segundo os resultados preliminares atualizados às 20h (horário local, 15h de Brasília).

Segundo estimativas iniciais do Instituto Ifop, Macron teria tido 28,6% dos votos e Marine Le Pen 24,4%. As projeções preliminares do Insituto Ipsos indicam 28,1% para Macron e 23,3% para Le Pen. O candidato da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon teria ficado em terceiro lugar.

Os 2 candidatos disputam o 2º turno em 24 de abril. No pleito presidencial de 2017, Macron obteve 23,89% dos votos. Le Pen ficou com 21,43%. No 2º turno, o atual presidente venceu a adversária por 66,1% a 33,9%.

Para vencer no 1º turno é exigida maioria simples: 50% + 1 dos votos, percentual mínimo estabelecido pela Constituição francesa. São consideradas inválidas cédulas depositadas em branco ou com nomes de candidatos fictícios, por exemplo. Não há voto nulo, como no Brasil.

O caso do “racismo” na foto de Lula e Alckmin

Em 2014, durante governo de Dilma Rousseff, a Folha de S. Paulo publicou um vídeo expondo sua opinião sobre o sistema de cotas raciais no Brasil. Intitulado “Sistema de Cotas: o que a Folha pensa”, a peça declara posicionamento contrário à medida.

O vídeo contrário às cotas raciais faz parte de uma série que pretende expor o posicionamento do jornal sobre “temas polêmicos” e já falou a respeito de questões como aborto, drogas e voto obrigatório. As imagens foram produzidas no mesmo ano em que Dilma sancionou a lei que reserva cotas para negros no serviço público.

Nesta sexta-feira (08), 8 anos depois, colunistas do jornal resolveram criticar a quantidade de mulheres e negros presentes no evento que oficializou a indicação do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para ser vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência.

Confira a live abaixo:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link