Portugal: Socialistas reelegem primeiro-ministro e conseguem maioria no parlamento

Atualizado em 30 de janeiro de 2022 às 21:41
Foto de António Costa, ele usa terno preto, tem pele negra e cabelos brancos.
Socialistas têm maioria. Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP

Com 99% dos votos apurados nas eleições em Portugal, o PS (Partido Socialista), de centro, vence as eleições e poderá ter a maioria no parlamento. No entanto, o Chega, partido da extrema-direita, está em terceiro lugar. Verdes e o Partido Comunista amargam resultado.

A disputa principal estava entre o PSD, Partido Social Democrata, representado por Rui Rio, e o Partido Socialista, comandado por António Costa. Às 20:25 no horário de Brasília cerca de 98% das urnas já haviam sido apuradas.

O Partido Socialista tinha 41,66% dos votos, o que rendia 107 cadeiras no parlamento, segundo as pesquisas, o número pode subir para 115. O PSD, liderado por Rui Rio, atingiu apenas 28,03%.

Leia mais:

1 – Encontre o erro: Toffoli é hóspede de ministro de Bolsonaro em Natal

2 – Da cadeia, Roberto Jefferson demite substituta no PTB por carta

3 – Ministro sanfoneiro de Bolsonaro derrapa em pesquisa para o Senado

Extrema-direita cresce em Portugal

Apesar da vitória dos socialistas, o partido chega, da extrema-direita, atingiu cerca de 7% dos votos, sendo a terceira força, com 11 cadeiras no parlamento.

O primeiro-ministro reeleito, António Costa disse que irá procurar dialogar com todas as forças que compõem o parlamento. “Promoverei reuniões com todas as forças políticas, com a exceção daquela que disse”, se referindo ao Chega.

Com isso, o primeiro-ministro terá uma maioria absoluta, afirmando que terá uma “enorme responsabilidade pessoal de estabelecer os consensos na Assembleia da República e concertação Social”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.