Eleitores de Bolsonaro vão votar em Lula, diz pesquisa

Atualizado em 14 de outubro de 2021 às 23:48
Veja Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram/Wikimedia Commons

Pesquisa Genial/Quaest de outubro mostra que presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu eleitores para Lula (PT) entre os que votaram nele no segundo turno de 2018. 21% dos que escolheram Bolsonaro para presidente no segundo turno migrariam para Lula.

52% ainda escolheriam o atual mandatário, enquanto 12% dizem que votariam em branco, nulo ou ainda não sabem responder.

Já entre os que votaram em Fernando Haddad no segundo turno, 79% votariam em Lula e apenas 1%, em Bolsonaro. Outros 12% escolheriam Ciro Gomes (PDT-CE), 3%, João Doria (PSDB-SP), e 5% votariam branco ou nulo.

Leia também:

1- PM é afastado após VÍDEO apontando arma e enforcando empresária

2- Justiça determina prisão do suspeito de participar do assassinato de Marielle

3- VÍDEO: Presidente tenta manter pose de “machão”, mas diz que chora “sozinho em casa”

Avaliação governo Bolsonaro

A pesquisa mostra também que a avaliação do governo Bolsonaro está em decadência. Desde o primeiro levantamento, em julho, 8 pontos subiram para a avaliação negativa, chegando a 53%. Em queda estão as avaliações regulares e positivas, que mostram 24% e 20%, respectivamente.

O maior pico de rejeição, por região, se apresenta no Nordeste, onde a avaliação negativa chega a 61%. A pesquisa aponta ainda a queda das base evangélica, que ainda é considerada por muitos como aliada: 42% apontam o governo como negativo. O maior valor vai para os que não tem religião: 75%, seguido de católicos com 54%.

A pesquisa presencial e domiciliar foi feita entre 30 de setembro e 3 de outubro, com 2.048 pessoas. A margem de erro é de 2.2 pontos.