Essencial do DCM: Pacheco arquiva pedido de impeachment de Moraes e enfurece Bolsonaro

Atualizado em 25 de agosto de 2021 às 21:38

Bolsonaro é o assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com Wagner William e Jeferson Miola.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro caipira chama coronavac de ‘merda’ e usa imunizante na maioria da população

2 – STF duvida de trégua de Bolsonaro e manterá clima de guerra

Pacheco vai contra Bolsonaro

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu enfrentar o presidente da República e rejeitar o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes. O senador já estaria decidido a rejeitar o pedido, mas ainda não formalizou sua decisão. A formalização deverá acontecer nas próximas horas, segundo O Globo.

Com isso, o presidente perde a chance de manter na mídia a possibilidade de aparelhar o STF ao tirar Moraes do caminho. Ele já vem acenando para isso, desde que mostrou como pretende usar Mendonça dentro do Supremo.

A notícia, no entanto, acontece no mesmo dia em que o presidente recuou da intenção de manter a faca no pescoço. Ele teria desistido da ideia de apresentar o pedido de impeachment contra Barroso e ouvido conselho de pessoas próximas.

O presidente não gostou nada da decisão de Pacheco de rejeitar o impeachment de Alexandre de Moraes. Por causa disso, o presidente pensa em voltar atrás e enviar um novo pedido, dessa vez contra Barroso. Tudo para provocar o presidente do Senado.

O presidente já havia decidido não enviar o pedido de impeachment do presidente do TSE. Isso seria uma forma de acalmar os ânimos junto à sua base, que vem costurando acordo com o Poder Judiciário. Mas ele entendeu que a decisão de Pacheco no mesmo dia em que foi anunciada a desistência do presidente, pega mal.

O presidente apresentou o pedido de impeachment de Moraes na semana passada e causou frisson no meio político. Desde então, o senador Rodrigo Pacheco vem se manifestando contrário à ideia, mas disse que analisaria tecnicamente.

Ontem (24), Randolfe Rodrigues havia dito que entrou com pedido de arquivamento do processo. Agora, com a decisão de Pacheco, Bolsonaro sofre mais uma de suas muitas derrotas no senado.

VEJA O ESSENCIAL