Apoie o DCM

África do Sul reclama de fechamento de fronteiras: “Não seremos derrotados por essa pandemia”

Presidente da África do Sul
Foto: Reprodução

Neste domingo (28), o presidente da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa, criticou a decisão de alguns países de suspender voos do país. Para ele, a medida é injustificável, discriminatória e ineficaz contra a disseminação da nova variante Ômicron.

“Não seremos derrotados por essa pandemia. Já começamos a aprender como conviver com ela. Vamos resistir, superar e prosperar. Que Deus abençoe a África do Sul e seu povo”, declarou Ramaphosa nas redes sociais.

Para o político, tal ação prejudicará a economia e a força de uma resposta contra o vírus. Ele também garantiu que a África do Sul permanecerá firme diante do desafio.

Ramaphosa destacou a importância da vacinação e do cumprimento de protocolos de segurança sanitária. “Ao invés de proibir viagens, os países ricos do mundo precisam ajudar os de economia emergente a ter acesso e a produzir vacinas para o povo, sem demora”, escreveu em seu Twitter.

Confira abaixo:

Leia também:

1- Troca na cúpula da Abin é estratégia de Ramagem para abandonar comando, avaliam servidores

2- Por menor exposição ao risco Brasil, empresas migram ações para bolsa dos EUA

3- Lula detona Bolsonaro na Paraíba, diz pesquisa; veja números

Quem fechou as fronteiras para a África do Sul?

Reino Unido, Canadá, Turquia, Sri Lanka, Omã, Austrália, Japão, Tailândia, Brasil e Guatemala estão entre os que restringiram as fronteiras.

Segundo a OMS, ainda não está claro se a mutação é mais transmissível se comparada a outras; e tampouco é possível afirmar se a Ômicron pode causar ou não infecções mais graves.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link