Apoie o DCM

OMS pede que países deixem fronteiras abertas para nações da África

África OMS
Países fecharam fronteiras para nações da África

A OMS soltou uma nota neste domingo (28) para pedir que as nações reabram as fronteiras para países da África. Diversos locais suspenderam voos do continente depois do surgimento da Ômicron, nova variante da Covid-19.

O comunicado falou que as restrições são importantes para controlar a transmissão do vírus. Só que acabam prejudicando a rotina dos cidadãos e meios de sustento de cada pessoa. Porém, a organização recomenda outras medidas de contenção. Uma delas é a ampliação de testes.

“Com a variante Ômicron detectada em várias regiões do mundo, o banimento de viagens apenas para a África é um ataque à solidariedade global. Só nos recuperaremos deste vírus se trabalharmos juntos para alcançar as soluções”, afirmou Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS na África.

Leia mais:

1 – Prefeito é morto a tiros em cidade do Piauí

2 – Leite rejeita ser coordenador da campanha de Doria em 2022

3 – Os tucanos se livraram de um fardo. Por Moisés Mendes

África do Sul reclama de fechamento de fronteiras

O presidente da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa, criticou a decisão de alguns países de suspender voos do país. Para ele, a medida é injustificável, discriminatória e ineficaz contra a disseminação da nova variante Ômicron.

“Não seremos derrotados por essa pandemia. Já começamos a aprender como conviver com ela. Vamos resistir, superar e prosperar. Que Deus abençoe a África do Sul e seu povo”, declarou Ramaphosa nas redes sociais.

Para o político, tal ação prejudicará a economia e a força de uma resposta contra o vírus. Ele também garantiu que a África do Sul permanecerá firme diante do desafio.

Ramaphosa destacou a importância da vacinação e do cumprimento de protocolos de segurança sanitária. “Ao invés de proibir viagens, os países ricos do mundo precisam ajudar os de economia emergente a ter acesso e a produzir vacinas para o povo, sem demora”, escreveu em seu Twitter.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link