Apoie o DCM

AGU aponta envio de 120 mil doses para Manaus da cloroquina que Pazuello diz nunca ter indicado

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello Foto: SERGIO LIMA / AFP

Da Metrópoles:

Apesar de o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, dizer que nunca recomendou o “tratamento precoce”, inclusive com a indicação da “hidroxicloroqiuna” para pacientes com Covid-19, tanto a medicação, propagandeada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desde o início da pandemia, quanto a profilaxia constam em documentos oficiais do governo, distribuídos na gestão do próprio ministro. O medicamento, que não tem comprovação científica de sua eficácia contra o novo coronavírus, foi, inclusive, um dos insumos enviados para Manaus, em meio ao caos pela falta de oxigênio para atender os doentes, conforme as explicações dadas pela Advocacia-Geral da União ao Supremo Tribunal Federal (STF), em resposta ao ministro Ricardo Lewandowski.

O documento é o mesmo no qual o governo admite que teve conhecimento no início de janeiro que o sistema de saúde de Manaus sofria a “possibilidade iminente de colapso em 10 dias”, que poderia provocar “aumento da pressão sobre o sistema entre o período de 11 a 15 de janeiro”, como efetivamente ocorreu, com dezenas de pacientes morrendo por falta de estoque de oxigênio nos hospitais da capital amazonense.

A medicação está entre as providências tomadas pelo governo, que agora foi obrigado a prestar contas ao STF. Ao falar das ações do Plano de Contingência de Apoio ao Enfrentamento da Crise do Covid-19 no Estado do Amazonas, a AGU listou o envio, por parte do Ministério da Saúde, de 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina, no rol de medicamentos destinados ao tratamento da Covid-19.  “Envio pelo Ministério da Saúde de medicamentos para Covid em Janeiro de 2021: 335.000 cápsulas de Oseltamivir; 120.000 comprimidos de Hidroxicloroquina. Envio pelo Ministério da Saúde de Equipamentos (conforme demanda solicitada): 180 monitores; 373 bombas de infusão; 6.900 equipos; 218 ventiladores (40 exclusivos para o interior)”, reporta o governo ao STF. (…)

Veja também – VÍDEO: Pazuello perde a cabeça em coletiva e mente que nunca indicou cloroquina contra covid-19

Veja também – VÍDEO: Jornal Nacional desmente Pazuello e mostra que ministro defendeu tratamento precoce

Leia também: Pazuello admite que foi avisado sobre falta de oxigênio em Manaus. “Saúde tomou providências”, diz

Leia também: Em 48h, Pazuello recebeu 4 mil e-mails para que resolva crise de Manaus