Apoie o DCM

Alcolumbre tem plano B para barrar indicação de Mendonça

André Mendonça e Davi Alcolumbre
André Mendonça e Davi Alcolumbre.
Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Davi Alcolumbre tem um plano B para barrar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF). O grupo do presidente da Comissão e Justiça (CCJ) do Senado Federal planeja esvaziar o plenário no dia da votação. Assim, seria necessário convencer pouca gente para derrubar a indicação.

Para ser aprovado, o candidato precisa de 41 votos. A casa legislativa tem 81 senadores. Retirando alguns parlamentares da lista, acreditam que seria mais fácil derrotá-lo.

Leia mais:

1 – Governo Bolsonaro chama ditadura de “período de luta política” em carta à ONU

2 – Geraldo Alckmin articula para ser vice de Lula, mas tem pedido especial

3 – Nunes Marques recebe telefona misterioso e interrompe julgamento no STF

Alcolumbre usa votação de Aras como exemplo para rejeitar Mendonça

A ideia do senador é repetir o que ocorreu na sabatina de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Na ocasião, 66 senadores compareceram ao plenário. 55 deles votaram nele.

Se o grupo de Alcolumbre conseguir que os senadores que estão com medo de votar contra uma indicação faltem, terão quórum parecido com a sessão que aprovou Aras. Assim, teriam que convencer menos colegas.

A conta do presidente da CCJ leva em consideração um quórum igual ao de Aras. Com isso precisariam somente de 25 votos contrários. Seria o necessário para fazer o ex-AGU não atingir o mínimo de 41 senadores.

Mendonça será sabatinado na próxima semana. A votação deve ocorrer na próxima terça (30).

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link