Algoritmo do Twitter amplifica ‘voz da direita’, diz estudo

Resultados de um estudo divulgados pelo Twitter, nesta semana, avaliou que o algoritmo responsável por organizar a ordem dos tuítes na linha do tempo das pessoas.
Segundo a gigante de tecnologia, conteúdos publicados por políticos e veículos de notícias com tendências à direita tinham mais alcance. Porém, a empresa não soube identificar o motivo. Com informações do UOL.
Foram analisados posts publicados entre abril e agosto de 2020 feitos na Alemanha, no Canadá, na Espanha, nos Estados Unidos, na França, no Japão e no Reino Unido. Somente na Alemanha o resultado apontou um privilégio à esquerda.
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Twitter tenta entender
A pesquisa analisou duas questões: se a linha do tempo personalizada amplificava conteúdo político de pessoas eleitas e se alguns grupos políticos tinham seus conteúdos mais amplificados do que os outros.
A empresa disse que o próximo passo é entender por que isso acontece, mas que esse será um desafio já que o resultado se dá com base “na interação das pessoas com a plataforma”.
“A amplificação algorítmica não é problemática por si. Ela é problemática se houver tratamento preferencial em função de como o algoritmo é construído versus as interações que as pessoas têm com ele”, escreveu a companhia.
“Uma análise adicional da causa é necessária a fim de determinar o que, se houver, mudanças são necessárias para reduzir os impactos adversos por nosso algoritmo”, finalizou.