Apoie o DCM

Saiba como iniciou a articulação para chapa de Lula e Alckmin

Veja Lula e Alckmin
Lula e Geraldo Alckmin. Foto: Reprodução/Twitter/Wikimedia Commons

A possível chapa com Lula (PT) e Alckmin (sem partido), que uniria grupos políticos que se rivalizam desde os anos 80, tem como padrinhos o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Márcio França (PSB), de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo desta terça-feira (25).

Haddad ligou para Lula no dia 26 de agosto, logo depois que saiu de uma conversa com França, para fazer a inusitada proposta.

Lula e Alckmin protagonizaram embates quando se enfrentaram nas eleições presidenciais de 2006 e foram para o segundo turno.

Leia mais:

1. Relembre 7 vezes que Olavo de Carvalho minimizou a covid e a pandemia

2. Moro mentiu no Flow ao dizer que Lava Jato não prendeu inocentes

3. Após mais de 300 ameaças, Anvisa reclama ao STF de falta de proteção da PF

Diz a reportagem da Folha: “Na conversa com Lula, Haddad teria dito que França se comprometera a desistir de sua pré-candidatura ao Governo de São Paulo, caso o acordo vingasse. Nessa composição, Alckmin seria vice de sua chapa para a Presidência, França concorreria ao Senado, e Haddad, ao governo estadual. Lula apenas ouviu”.

Haddad diz que a ideia da chapa partiu primeiro de França. O pessebista teria afirmado que a composição resolveria os problemas do país.

No entanto, em entrevista à rádio Bandeirantes no final de 2021, o ex-governador de São Paulo negou: “A ideia foi do Haddad, um pouco do (Gabriel) Chalita”.

Um outro trecho da reportagem diz que: “Além da autoria da ideia, França negou em conversa com Lula que tenha sugerido abrir mão do governo do estado em favor do petista. O ex-governador disse, na ocasião, que Haddad ouviu o que gostaria de escutar”.

Leia na íntegra.

Eleições: Presidenciáveis avançam em conversas com marqueteiros

Os principais pré-candidatos à Presidência avançaram nos últimos dias nas negociações para definir seus marqueteiros.

O presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula, o ex-ministro Sergio Moro, o governador João Doria e a senadora Simone Tebet já…

Continue lendo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link