Apoie o DCM

Aziz detona Conitec, que deve ser ouvida antes de Queiroga na CPI

Omar Aziz
O presidente da CPI da Covid, o senador Omar Aziz (PSD-AM), – Imagem: MATEUS BONOMI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA

Nesta segunda-feira (11), o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que é importante ouvir representantes da Comissão de Incorporação de Tecnologia do SUS, a Conitec, antes do depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O novo depoimento de Queiroga está marcado para a próxima segunda-feira (18). O interesse pela Conitec é porque ela adiou a decisão sobre a recomendação ou não da prescrição de remédios sem comprovação científica contra a Covid-19.

Aziz pode marcar ainda para esta semana a votação de um requerimento para ouvir um representante da Conitec ou o médico Carlos Carvalho, coordenador da UTI respiratória do Incor. A informação é da CNN Brasil.

Leia também:

1- Documento da CPI mostram corrupção, fraude e peculato em hospitais no Rio

2- Junção de PSL e DEM, União Brasil tem trabalhado em um novo plano

3- VÍDEO: Policiais retiram homem negro paraplégico de carro pelos cabelos nos EUA

Aziz detona Conitec

Aziz criticou a demora da Conitec em se manifestar sobre o caso. “A Conitec tem o dever, a obrigação de dar parecer sobre medicamentos não comprovados cientificamente. Ela precisa provar se esses medicamentos podem ser usados nas unidades básicas de saúde”, afirmou.

“Os membros da Conitec estão sendo omissos, estão prevaricando na função deles. E se não houver uma decisão rápida deles, eles terão que responder criminalmente pelos crimes que estão cometendo, sendo omissos e permitindo que ainda se prescreva esse tipo de medicamento em unidades de saúde Brasil afora. Isso é um crime”, acrescentou o senador.

O presidente da CPI também declarou que o adiamento da decisão da Conitec interessa apenas aos laboratórios fabricantes desses remédios.