Apoie o DCM

Em bairro pobre de SP, supermercado entrega bandeja vazia e cliente só leva a carne após pagar

Bandeja de carne sem o produto no Extra
Bandeja sem o produto no Extra. Foto: Reprodução

No bairro Jardim Ângela, periferia na Zona Sul de São Paulo, uma unidade do Extra entrega bandeja de carne vazia a clientes. Eles só podem levar o produto após pagar por ele no caixa. O relato é da educadora Fabiana Ivo, gestora da Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (Anip).

Ela é ex-moradora da periferia e soube da prática ao voltar ao bairro para comprar o alimento para a mãe, que ainda vive lá. Fabiana retornou ao supermercado nos dois dias seguintes e o mesmo ocorreu.

“Os funcionários me contaram é que essa prática já tem quase um ano. Começou pelo aumento dos roubos na pandemia, com as pessoas pegando a carne e descartando a bandeja”, afirmou ao UOL.

Leia também:

1 – Flávio Bolsonaro sugere nome para substituir indicação de André Mendonça ao STF

2 – “Bolsonaro se acha dono da Petrobras”, diz ex-presidente da estatal

3 – Esposa de Eduardo Bolsonaro mentiu: Deputado usa dinheiro público em viagens

Carne “menos nobres” tem “livre acesso” no supermercado

Fabiana relata que a prática tem ocorrido somente com alguns tipos de carne. Ela havia comprado 1 kg de patinho e, posteriormente, 500 gramas. O procedimento foi o mesmo e também ocorreu com outro cliente que levava peito de frango.

Outras carnes, que ela chama de “menos nobres” não têm essa restrição. “Linguiça e carne de porco são entregues na hora. Os freezers de livre acesso têm frango, porco, carne de segunda e outras partes menos nobres”.

Ela diz que a bovina de primeira só depois do pagamento. “Perguntei se seria possível levar a carne e pagar no caixa. Me disseram que não. A gente paga o código de barras da bandeja vazia e só aí um funcionário vai até o balcão onde ficam as compras e pega o produto”, conta.