Apoie o DCM

Barroso avisou Aziz sobre risco de chamar Bolsonaro de genocida na CPI

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Reprodução
O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). Foto: Reprodução

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, alertou o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), para que tomasse cuidado ao chamar Bolsonaro de genocida no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Ele avisou que os elementos juntados pareciam precários e poderiam fragilizar o relatório da Comissão. Barroso é relator de uma Arguição por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), sobre esse tema, que foi impetrada no STF pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

A informação é da jornalista Amanda Almeida, para a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

Leia mais:

1. Forças Armadas planejam abandonar Bolsonaro

2. “Não vamos interferir em nada”: ao lado de Guedes, Bolsonaro diz que não fará nada para reduzir preço da gasolina

3. Eduardo Bolsonaro cita artigo errado da Constituição para defender Allan dos Santos

Essa ponderação que Barroso fez a Omar Aziz ajudou a convencer o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL) a retirar o pedido de indiciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por genocídio de indígenas.

Ou seja, o impasse que durou alguns dias entre os senadores do chamado G7 da CPI, foi resolvido com uma digital do ministro Barroso.

Com informações de Amanda Almeida, para a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo

Bolsonaro não riu ao ler o relatório da CPI; Saiba como ele reagiu

Acostumado com Fake News, Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) resolveu tirar sarro da CPI no mesmo dia em que foi atribuída a leitura do relatório final da comissão. Como um bom filho, o senador afirmou que o presidente riu quando recebeu a notícia de que o documento pediria seu indiciamento.

Porém, de acordo com aliados, Bolsonaro ficou bravo por o acusaram de crimes como charlatanismo, epidemia com morte e fraude de documentos.

Continue lendo.