Barroso diz que fala de Bolsonaro que vincula vacinas à Aids é um “absurdo”

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), classificou como “absurdo” o fato de o presidente Jair Bolsonaro ter divulgado uma suposta notícia segundo a qual “vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]”, diz a Folha de S.Paulo.
LEIA MAIS:
1 – DCM Ao Meio-Dia: Sem genocídio, Braga Neto e Guedes, relatório da CPI da Pandemia vai à votação
2 – Pergunta de Doria sobre Dubai mostra “total desconexão com o Brasil”, diz Lilia Schwarcz
3 – Em Portugal, Queiroga é alvo de protestos em palestra sobre a pandemia
Barroso fala de Jair
Segundo o magistrado, há “desinformações que comprometem a democracia e a saúde pública”. Especialistas também classificaram como absurda a associação feita por Bolsonaro.
Na segunda (25), Barroso foi sorteado relator da notícia-crime ajuizada por dez parlamentares de oposição contra o chefe do Executivo devido às declarações que relacionam os imunizantes contra o coronavírus à Aids.
Caberá ao magistrado decidir se acolhe o pedido dos deputados e determina uma investigação contra o chefe do Executivo por esse episódio.
O ministro já encaminhou o processo para a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestar a respeito, o que é praxe. Depois, deve tomar uma decisão a respeito.
Afirmações do magistrado sobre o caso foram feitas nesta terça-feira (26) em evento sobre fake news organizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).