Apoie o DCM

Bolsonaro aciona STF contra pedido da CPI

Veja Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro.
Foto: Evaristo Sá/AFP

Nesta quarta (27), o presidente Jair Bolsonaro acionou o STF contra decisões tomadas pela CPI da Covid. Após ele divulgar fake news associando a vacinação com AIDS, a comissão aprovou requerimento que pede a quebra do sigilo telemático, o banimento do presidente das redes sociais e uma retratação pela declaração falsa.

O relator da ação será o ministro Alexandre de Moraes. Na “live” semanal da última quinta-feira (21) por uma rede social, o presidente disse que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid estariam desenvolvendo Aids.

Leia também:

1- Lola Aronovich desmente que vídeo associando Lula às Farc foi gravado na casa de presidente

2- Roberto Jefferson rompe com presidente: “Quem anda com lobo, lobo vira”

3- Defensoria do RS se revolta em caso de ‘suspeitos’ presos por furtarem alimentos vencidos e no lixo

Bolsonaro não pode ser alvo da CPI?

No pedido ao STF, a Advocacia-Geral da União afirma que Bolsonaro não pode ser alvo de uma CPI e que o requerimento extrapola as competências da comissão.

“É importante destacar que o impetrante [Bolsonaro] não participou da comissão sequer como testemunha. E nem poderia ser diferente, já que o Presidente da República não pode ser investigado no âmbito de CPIs ou de qualquer outra Comissão Parlamentar, seja a que título for”, diz o texto da AGU ao Supremo.

Segundo a Advocacia-Geral, a CPI inverteu “de forma integral” a garantia dos direitos de Bolsonaro e “determinou a adoção de várias providências em seu desfavor, dentre elas destaca-se a quebra de sigilos dos seus dados telemáticos, quando, repita-se, sequer pode o Presidente da República ser investigado no âmbito da CPI”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.