Bolsonaro ameaça STF e diz que não vai aceitar condenação de Daniel Silveira

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma nova ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (20). Ele afirmou que não aceitará calado uma eventual condenação do deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ), seu aliado, que será julgado hoje pelo plenário da Corte. A informação é do colunista Josias de Souza, do UOL.
Na ação penal que será julgada pelos ministros do STF nesta quarta, o deputado bolsonarista é acusado de insultar e ameaçar magistrados do Supremo, incitar o emprego de violência para tentar impedir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo.
Bolsonaro recebeu o conselho de moderar sua reação diante do resultado do julgamento, tendo em vista que a maioria dos ministros deve votar pela condenação. O presidente da República, no entanto, recusou a dica dos aliados e afirmou que não assistirá calado ao que caracterizou como “atentado contra a liberdade”. O chefe do Executivo defende que Daniel Silveira não cometeu crimes, apenas exercitou o direito à liberdade de expressão.
Leia mais:
1. Moraes rejeita recursos e multa defesa do bolsonarista Daniel Silveira
2. Justiça britânica manda extraditar Assange para os EUA
3. Novas mentiras: Bolsonaro vai falar na TV de um Brasil “sem pandemia e sem corrupção”
Se condenado, Daniel Silveira pode ficar inelegível
Se for condenado pela maioria dos 11 ministros do STF nesta quarta-feira (20), Daniel Silveira (União Brasil-RJ) ficará inelegível e não poderá manter sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro.
A expectativa é pelo voto do ministro Alexandre de Moraes, que tem sido um desafeto do bolsonarismo. Ele possivelmente será duro nas palavras.