Apoie o DCM

Bolsonaro ameaça STF e diz que não vai aceitar condenação de Daniel Silveira

Bolsonaro ao lado de Daniel Silveira, ambos posando para a foto.
Jair Bolsonaro e Daniel Silveira. Imagem: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma nova ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (20). Ele afirmou que não aceitará calado uma eventual condenação do deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ), seu aliado, que será julgado hoje pelo plenário da Corte. A informação é do colunista Josias de Souza, do UOL.

Na ação penal que será julgada pelos ministros do STF nesta quarta, o deputado bolsonarista é acusado de insultar e ameaçar magistrados do Supremo, incitar o emprego de violência para tentar impedir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Judiciário e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e o Supremo.

Bolsonaro recebeu o conselho de moderar sua reação diante do resultado do julgamento, tendo em vista que a maioria dos ministros deve votar pela condenação. O presidente da República, no entanto, recusou a dica dos aliados e afirmou que não assistirá calado ao que caracterizou como “atentado contra a liberdade”. O chefe do Executivo defende que Daniel Silveira não cometeu crimes, apenas exercitou o direito à liberdade de expressão.

Leia mais:

1. Moraes rejeita recursos e multa defesa do bolsonarista Daniel Silveira

2. Justiça britânica manda extraditar Assange para os EUA

3. Novas mentiras: Bolsonaro vai falar na TV de um Brasil “sem pandemia e sem corrupção”

Se condenado, Daniel Silveira pode ficar inelegível

Se for condenado pela maioria dos 11 ministros do STF nesta quarta-feira (20), Daniel Silveira (União Brasil-RJ) ficará inelegível e não poderá manter sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro.

A expectativa é pelo voto do ministro Alexandre de Moraes, que tem sido um desafeto do bolsonarismo. Ele possivelmente será duro nas palavras.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link