Apoie o DCM

Em dia de tentativa de greve de caminhoneiros, Bolsonaro diz que combustíveis vão aumentar em 20 dias

Veja Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro.
Foto: Evaristo Sá/AFP

Jair Bolsonaro afirmou que a Petrobras vai anunciar novo reajuste de preços dos combustíveis nos próximos 20 dias. “Uma notícia que dou para vocês, eu tenho pressa, a Petrobras já anuncia, eu sei extraoficialmente, novo reajuste daqui a uns 20 dias”, disse o presidente em entrevista coletiva na Itália. Ele ainda diz que o “vilão do preço do combustível” é o ICMS e defendeu o congelamento do imposto, medida tomada por governadores na última semana.

“Isso não pode acontecer. A gente não aguenta, porque atrela… O preço do combustível está atrelado à inflação, você falou em inflação, você perde o poder aquisitivo, e a população não está com o salário preservado ao longo dos últimos anos. Os mais pobres sofrem”, afirmou o presidente.

O mandatário diz que vai fazer “jogo pesado” com a Petrobras e cita a indicação do novo presidente da estatal. “O ideal — falei com o Paulo Guedes — é nós partirmos para privatizar a Petrobras. Isso é o ideal, no meu entender, que deve acontecer. Agora, isso aí não é colocar na prateleira e vender amanhã. Esse processo vai durar mais de ano”, prossegue.

Leia também:

1 – Guedes é criticado por ministros após chamar Marcos Pontes de “burro”

2 – Bolsonarista ameaça estrangeira nas ruas de Roma

3 – Associação Brasileira de Imprensa repudia agressão a jornalistas e crítica presidente: “Envergonha o Brasil”

Bolsonaro diz estar “acompanhando” tentativa de greve dos caminhoneiros

Questionado sobre a possível greve dos caminhoneiros, ele diz estar “acompanhando”.

Caminhoneiros autônomos de diversos estados do Brasil tentam promover greve a partir desta segunda (1). Eles estão enfurecidos com os constantes reajustes no preço do diesel e pela falta de diálogo com o governo federal. A ideia é obrigar autoridades a ceder aos apelos do setor com uma greve que traga consequências à economia do país.

A maioria das lideranças rechaça o possível bloqueio das rodovias. Entretanto, o Ministério da Infraestrutura já foi à Justiça e obteve liminares em 20 estados para impedir a prática. Mesmo assim, o movimento mantém a pretensão de fazer paralisações.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.