Apoie o DCM

PF diz que Bolsonaro espalhou fake news e teorias da conspiração sobre urnas

Bolsonaro durante live.
Bolsonaro durante live. Foto: Reprodução

A Polícia Federal divulgou um relatório que concluiu que o presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu fake news e teorias da conspiração na live ocorrida em julho deste ano na qual fez acusações sem provas contra as urnas eletrônicas.

De acordo com a PF, o processo de preparação da live foi “enviesado”, por reunir informações que apontassem para vulnerabilidade ou supostas fraudes, ignorando os dados que atestavam o oposto. Na transmissão, o próprio Bolsonaro reconheceu que não tinha provas.

“Este inquérito permitiu identificar a atuação direta e relevante do Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro na promoção da ação de desinformação, aderindo a um padrão de atuação já empregado por integrantes de governos de outros países”, diz trecho do relatório assinado pela delegada Denisse Dias Rosa Ribeiro e concluído em setembro deste ano.

Leia também:

1; Presidente quer expor nome de quem autorizou vacina para crianças

2; Presidente continua fora de si com vacina para crianças: “Vou demitir todo mundo”

3; Silvio Santos faz pedido especial para apoiar presidente em 2022

Bolsonaro promoveu teorias da conspiração

O texto aponta ainda: “A live presidencial foi realizada com o nítido propósito de desinformar e de levar parcelas da população a erro quanto à lisura do sistema de votação”. Com informações do Globo.

Segundo o relatório da PF, as pessoas envolvidas na live atuam, “com dolo, consciência e livre vontade, na produção e divulgação, por diversos meios, de narrativas sabidamente não verídicas ou sem qualquer lastro concreto, com o propósito de promover mais adesão de apoiadores e outros difusores aos interesses dessa organização”.

“Restou caracterizado pelas narrativas das pessoas envolvidas que a chamada live presidencial foi um evento previamente estruturado com o escopo de defender uma teoria conspiratória que os participantes já sabiam inconsistente, seja pelos alertas lançados pelos peritos criminais federais, seja porque a mesma fonte que forneceu o suporte (pesquisas na internet) também fornece dados que se contrapõem às conclusões alcançadas”, diz trecho do relatório.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link