Apoie o DCM

Bolsonaro quer decretar fim da pandemia por estratégia eleitoral

Bolsonaro olhando de lado, com a mão no queixo; ele quer o fim da pandemia
O presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende decretar o “fim da pandemia” no mesmo período em que lançará oficialmente sua campanha à reeleição. Em entrevista, ele voltou a afirmar, na quarta-feira (16), que o governo pretende decretar o fim da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Desde o início do mês ele tem falado disso, mas agora estipulou uma previsão de data: final de março. A decisão deve ser tomada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que rebaixará o status da doença para “endemia”. O ministério foi procurado pela reportagem do UOL, mas não confirmou a intenção de revogar o status da pandemia.

A decisão, se confirmada, atropelaria a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é quem faz essas alterações. Bolsonaro pretende, no entanto, lançar oficialmente sua campanha de reeleição no dia 26 de março, e quer que a manobra aconteça antes disso.

De acordo com um levantamento da Quaest Consultoria, divulgada nesta quinta-feira (17) pela Genial Investimentos, o eleitorado de Bolsonaro está menos preocupado com a Covid-19 do que os apoiadores de outros candidatos. 31% dos bolsonaristas, por exemplo, querem autorização para não usar máscaras em qualquer ambiente, mesmo os fechados. Essa fatia é de 11% entre os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 18% com os apoiadores de outros candidatos.

Leia mais:

1. Haddad lidera em todos os cenários para governo de SP, diz pesquisa; veja números

2. Série com presidente da Ucrânia fica disponível na Netflix dos EUA

3. Biden vai conversar com Xi Jinping sobre guerra na Ucrânia

Fim da pandemia? Para Bolsonaro, sim

Em entrevista à TV Ponta Negra, filiada do SBT no Rio Grande do Norte, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seguiu afinado com o entendimento de boa parte de seu eleitorado e reforçou a intenção de decretar o fim da pandemia no Brasil.

“Realmente não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus. Todo mundo vê que praticamente acabou isso daí”, afirmou ele. A frase, no entanto, vai na contramão de alertas da OMS sobre um novo aumento de casos da doença pelo mundo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link