Apoie o DCM

CPI da Covid estuda denunciar Bolsonaro no Tribunal de Haia

Bolsonaro Planalto Haia
Jair Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/AFP

A cúpula da CPI da Covid trabalha para que uma cópia do relatório final da investigação da comissão seja entrega para o Tribunal Penal Internacional, em Haia. Os senadores vão apontar condutas que configuram crime contra a humanidade. Através das informações do documento, a Justiça internacional fará o julgamento do presidente.

Uma das ações que podem ser condenadas é a insistência no kit covid. Tratamento sem eficácia contra a Covid-19. Isto pode ter sido fundamental para o elevado número de vítimas na pandemia. Mais de 600 mil pessoas morreram da doença no Brasil.

Além disso, Bolsonaro atrasou a compra dos imunizantes. Sem contar que segue fazendo campanha contra a vacinação. Houve também a desassistência aos povos indígenas. Há outras acusações contra o governante brasileiro.

Os senadores ainda não decidiram se vão enviar o relatório para TPI. Porém, entendem que isso pode ampliar o desgaste à imagem do presidente. Mesmo que não tenha nenhum resultado jurídico.

Leia mais:

1 – Pimenta desmente matéria dizendo que Lula mandou PT ir para cima de Eduardo Leite: “Viagem”

2 – VÍDEO: Galvão chama Neymar de idiota no final da partido do Brasil x Colômbia

3 – Marcos Pontes sobe o tom e diz que cortes na Ciência são ‘equivocados e ilógicos’

Bolsonaro já foi denunciado em Haia

Em 2019, Bolsonaro foi denunciado à corte internacional pela Comissão Arns. Na época, as acusações foram de “crimes contra a humanidade” e “incitação ao genocídio de povos indígenas” do Brasil.

O documento continua em análise e não tem nenhum desdobramento que o público tenha conhecimento.