Apoie o DCM

Marcos Pontes sobe o tom e diz que cortes na Ciência são ‘equivocados e ilógicos’

Marcos Pontes reclamação
Marcos Pontes reclama do corte de verba da sua pasta

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, voltou a reclamar neste domingo (10) do corte de verba da sua pasta. O astronauta está muito irritado com a retirada de recursos. Principalmente porque não conversaram com ele sobre o assunto antes da decisão.

“Falta de consideração. Os cortes de recursos sobre o pequeno orçamento de Ciência do Brasil são equivocados e ilógicos. Ainda mais quando são feitos sem ouvir a Comunidade. Científica e Setor Produtivo. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, escreveu o chefe da pasta.

Na sexta (8), Pontes já havia reclamado dos cortes. Ele afirmou que a falta de recursos ameaça programas, como o financiamento do Centro Nacional de Vacinas. Concessão de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico também pode ser suspensa.

Pontes confessou que ficou surpreso com a decisão do Ministério da Economia. Paulo Guedes enviou ofício à Comissão Mista do Orçamento do Congresso e mandou tirar R$ 690 milhões já previstos para projetos científicos. Restou apenas R$ 55 milhões.

O ministro relatou que o dinheiro cortado é utilizado para subvenção de empresas, para financiamentos de startups, para manutenção de instituições e para melhorar a infraestrutura de laboratórios de universidades. Além de bancar bolsas do CNPQ. Se a retirada da verba não for revertida, editais já publicados não vão poder ser executados.

“Tudo isso passa a ficar em risco com a redistribuição desses recursos. Por isso que eu tenho falado da urgência da reposição para gente conseguir executar este ano. Não adianta vir o recurso em novembro, por que como a gente vai fazer um edital em um mês? Não é aplicável”, explicou.

Leia mais:

1 – Live de Adele é invadida por brasileiros que reivindicaram pagamento para Martinho da Vila

2 – Com Benzema e Mbappé, França vence a Espanha de virada e leva Nations League

3 – VÍDEO mostra execução de 4 pessoas na fronteira do Brasil com Paraguai

Bolsonaro riu do ministro Marcos Pontes

Ao saber que Pontes tinha ameaçado se demitir, Bolsonaro começou a rir. Para assessores, o presidente achou corajosa a atitude do ministro astronauta. “Tá ficando corajoso e entendendo como funciona”, teria dito o presidente. Ninguém, no entanto, levou a frase a sério e entendeu que ele estava zombando do ministro.

Mas engana-se quem pensa que a ameaça mexeu na relação de Bolsonaro com o ministro. Outra fonte do Planalto explicou à reportagem, sob a condição de anonimato, que os dois se dão bem. Embora Marcos Pontes não faça parte do núcleo político do presidente, eles se respeitam. E o que pesou na declaração foi que as críticas foram direcionadas.

O ministro disse que a culpa do corte era do Ministério da Economia, ou seja, jogou a culpa em Paulo Guedes. Além disso, Pontes disse textualmente que Bolsonaro prometeu ajudar a resolver o problema no ano que vem. O presidente viu isso com bons olhos, porque o astronauta o teria poupado de críticas e de uma crise institucional.

Confira o tuíte do ministro Marcos Pontes: