Apoie o DCM

Bolsonaro proíbe passaporte da vacina e governo aguarda decisão do STF

Jair Bolsonaro de máscara
Jair Bolsonaro negacionista.
Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro deu novo show de nagacionismo e barrou o pedido da Anvisa de cobrar o chamado passaporte da vacina. para liberar a entrada no Brasil.

Aliados do mandatário não querem tomar decisão que desagrade a militância bolsonarista. Ainda avaliam que o STF acabará decidindo sobre o controle das fronteiras. Com informações da Folha.

No dia 26 de novembro, a corte recebeu uma ação do partido Rede Sustentabilidade com pedido para adotar o certificado de vacinação A legenda acusa Bolsonaro de omissão. O processo é relatado pelo ministro Luís Roberto Barroso. “A inércia trata-se, em verdade, de mais uma postura adotada pelo negacionismo e pela postura antivacina do governo do presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirma o partido no pedido.

Leia também:

1- Grupos do Aliança Brasil migram com presidente para o PL; entenda

2- Governo usa dinheiro público para ajudar o Flamengo

3- Anjos da guarda do presidente: Evangélicos fazem pedido especial para Mendonça; saiba qual

A expectativa de advogados da Rede é de uma movimentação do ministro no processo na próxima semana, seja para pedir mais informações, seja para colocar no plenário, seja para decidir liminarmente.

Ainda que o presidente seja frontalmente contrário ao passaporte da vacina, essa não é uma unanimidade no governo.

A tese da legenda é que, apesar de a Anvisa ser um órgão opinativo e os ministérios terem o poder de decidir, o governo tem sido omisso e o presidente, negacionista.

Representantes do Ministério da Saúde tentam convencer os interlocutores de Bolsonaro de que é vantajoso pedir o comprovante de vacinação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.