Apoie o DCM

Bolsonaro é hostilizado por grupos antifascistas em cidade de seus antepassados na Itália

Manifestantes protestam contra Bolsonaro em Anguillara Veneta
Manifestantes protestam contra Bolsonaro em Anguillara Veneta. Foto: Piero Cruciatti/AFP

Jair Bolsonaro foi alvo de protestos em Anguillara Veneta, cidade ao norte da Itália. Ele foi à cidade receber o título de cidadão honorário pela prefeitura nesta segunda (1). Ele foi recepcionado por manifestantes gritos de “Fora Bolsonaro” e cartazes.

Quase 200 pessoas se reuniram para o ato contra a concessão do título. Representantes de diversos partidos de esquerdas, do sindicado CGIL e da associação antifascista ANPI estiveram no ato.

“Que visite a cidade de onde vem sua família é justo, mas não que o apresentem como um modelo a seguir com a concessão do título de cidadão honorário”, afirmou Antonio Spada, vereador da oposição, à AFP.

O argumento para dar a cidadania honorária ao presidente é o fato de seu bisavô ter nascido na cidade. A cidade tem cerca de 4 mil habitantes e o reconhecimento se dá como “gesto simbólico”.

Leia também:

1 – Guedes é criticado por ministros após chamar Marcos Pontes de “burro”

2 – Bolsonarista ameaça estrangeira nas ruas de Roma

3 – Associação Brasileira de Imprensa repudia agressão a jornalistas e crítica presidente: “Envergonha o Brasil”

No último sábado (30), prefeitura que vai homenagear Bolsonaro foi alvo de protesto

A sede da Prefeitura de Anguillara Veneta foi alvo de manifestação contra Bolsonaro. Foto: Reprodução

Não é o primeiro ato contrário à concessão do título ao mandatário. No último sábado (30), manifestantes picharam a sede da prefeitura da cidade. O prédio amanheceu com a frase “Fora Bolsonaro” na fachada e manchado por tinta jogada pelos manifestantes.

O ato foi reivindicado pelo grupo ambientalista “Rise Up 4 Climate Justice”. Para o movimento, o presidente “representa perfeitamente modelo capitalista, predatório, destrutivo e colonialista”. “Um dos grandes poderosos da Terra, negacionista da crise climática e responsável por ter destruído 8,5 mil quilômetros quadrados de Floresta Amazônica para dar espaço a cultivos intensivos e ao modelo de exploração do qual se faz promotor”, dizem os ativistas.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.