Apoie o DCM

Chanceleres de Rússia e Ucrânia terão reunião de alto nível na Turquia

Segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia deve acontecer nessa quarta-feira. Foto da bandeira dos dois países em dois mastros, um ao lado do outro.
Foto: Reprodução

Os chanceleres de Rússia e Ucrânia se reunirão na Turquia nesta semana para o encontro de mais alto nível entre os dois lados desde que o Kremlin invadiu o país vizinho. O russo Sergei Lavrov e o ucraniano Dmytro Kuleba se reunirão na quinta-feira na cidade de Antália.

O encontro diplomático será no sul do país, onde a Turquia organizará um fórum diplomático internacional. Essa informação sobre o encontro foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu. O país tem se oferecido para mediar uma solução para a guerra desde o início da invasão.

“Ambos os ministros disseram especificamente que querem que eu participe da reunião, que acontecerá em Antália. Então, vamos conduzir isso como uma reunião trilateral. Esperamos que esta reunião seja um ponto de virada”, disse Cavusoglu.

Integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a Turquia se posicionou como um mediador ideal para o conflito por causa de suas relações próximas tanto com Kiev como com Moscou.

LEIA MAIS:

1 – Reabertura de corredores humanitários na Ucrânia fracassa
2 – Negociador ucraniano é morto por traição pelo serviço secreto de Kiev
3 – “Não se trata de operação militar, mas de guerra”, diz o Papa sobre Ucrânia

O que diz a Turquia sobre o encontro entre Rússia e Ucrânia

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversou com o líder russo, Vladimir Putin, no domingo e pediu que ele declarasse um cessar-fogo em toda a Ucrânia.

No entanto, Putin respondeu que a Rússia só interromperá a ofensiva militar quando a Ucrânia parar de lutar e atender às exigências feitas por ele, de acordo com um relato da conversa divulgado pelo Kremlin.

Em paralelo, negociadores russos e ucranianos devem voltar a se reunir hoje em Belarus, de acordo com a agência russa de notícias Interfax. As últimas rodadas de conversa não produziram avanços concretos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link