Apoie o DCM

China surpreende inteligência dos EUA com capacidade militar de míssil hipersônico

China e os Estados Unidos (EUA). Foto: Freepik

A China surpreendeu a inteligência dos Estados Unidos com a performance militar de um míssil hipersônico de capacidade nuclear testado em agosto. O míssil circulou a Terra antes de acelerar em direção a seu alvo.

Cinco pessoas que sabiam do teste disseram que os militares chineses lançaram um foguete que carregou um veículo planador hipersônico. Este voou em órbita baixa antes de seguir em direção ao alvo.

Apesar de ter errado sua meta em cerca de 38 quilômetros, de acordo com três pessoas informadas sobre o ensaio, o experimento teria demonstrado que a China fez um progresso surpreendente em armas hipersônicas.

Ou seja, os chineses estariam bem mais avançada neste tipo de armamento do que os americanos sabiam.

Leia mais: 

1 – Exclusivo: Dallagnol escreveu parte da delação de Barusco e incluiu PT por “fins políticos”

2 – VÍDEO: Ex-Lava Jato, Thaméa Danelon espalha fake news sobre Lula na CNN

3 – VÍDEO – Deputado bolsonarista ataca Orlando Brandes, CNBB e papa: “Pedófilos safados”

China X EUA

O teste realizado pelo China levantou novas questões sobre por que os EUA frequentemente subestimam a modernização militar do país.

“Não temos ideia de como eles fizeram isso”, disse uma quarta fonte.

Os EUA, a Rússia e a China estão desenvolvendo armas hipersônicas, o que inclui veículos planadores lançados ao espaço em um foguete, mas que orbitam a Terra com seu próprio impulso.

Essas armas voam a cinco vezes a velocidade do som, menos que um míssil balístico. O principal diferencial é que eles não seguem a trajetória parabólica fixa desses projéteis e, na verdade, são manobráveis, o que os torna mais difíceis de rastrear.

Taylor Fravel, especialista em política de armas nucleares chinesas que não sabia do teste, declarou que um veículo planador hipersônico armado com uma ogiva nuclear poderia ajudar a China a “neutralizar” os sistemas de defesa antimísseis dos EUA, projetados para destruir mísseis balísticos.

Com informações da Folha de S.Paulo.