Apoie o DCM

Conselho Federal de Medicina será investigado pelo MPF

Conselho Federal de Medicina não se posicionou sobre o uso do kit covid
Ivermectina e cloroquina, remédios do kit covid. Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito para investigar o Conselho Federal de Medicina (CFM). O órgão quer apurar o uso do “kit covid” em pacientes com a doença e avalia ajuizar uma ação contra a empresa.

O procedimento foi instaurado após representação do cardiologista e professor da USP Bruno Caramelli, segundo a coluna de Lauro Jardim no Globo. Ele aponta “uso indiscriminado do tratamento precoce com medicamentos sem nenhuma evidência científica sobre seus benefícios”.

Segundo o MPF, com base em informações preliminares, “os autos em tela possuem diversos argumentos indicativos de uma atuação possivelmente irregular do CFM”. A advogada Cecilia Mello é quem representa a defesa do professor. Ela aponta que não existe um posicionamento firme do CFM contra o uso dos remédios. Também argumenta que o fato “impulsiona um abrandamento das medidas efetivas de combate à pandemia”. Cita, por exemplo, distanciamento social e máscara, já que induz o paciente a pensar que há cura para a doença.

Leia também:

1 – CNN Brasil não vai renovar contrato com Caio Coppolla

2 – Expulso do PTB, Oswaldo Eustáquio denuncia que vice-presidente do partido recebe ‘super salário’

3 – Guedes se sente abandonado por Bolsonaro, mas se recusa a pedir demissão: “Vai ter que me mandar embora”

Presidente do Conselho Federal de Medicina é investigado pela CPI da Covid

O presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), Mauro Luiz de Brito Ribeiro, está sendo investigado pela CPI da Covid. Quem deu a informação nesta quarta (6) foi Renan Calheiros, relator da comissão. O senador justifica que a instituição promoveu “apoio ao negacionismo” por meio do “suporte à prescrição de remédios ineficazes”.

“Em função dos fatos verificados na investigação. Eu queria elevar, e comunico a vossa excelência, à condição de investigado desta Comissão Parlamentar de Inquérito o senhor Mauro Luiz de Brito Ribeiro. Que é presidente do Conselho Federal de Medicina”, afirma Renan.