Apoie o DCM

Alvo da CPI, Fakhoury se uniu a filho de Bolsonaro e blogueiro para criar rádio com dinheiro do BNDES

Veja Otávio Fakhoury
Otávio Fakhoury, vice-presidente do Instituto Força Brasil (Crédito: Reprodução/CNN Brasil)

CPI da Covid ouvirá na quinta (30) o empresário Otávio Fakhoury. Além do financiamento da disseminação de fake news sobre a pandemia de covid-19 e suposto envolvimento com o Gabinete do Ódio no Palácio do Planalto, Fakhoury é a figura central na discussão de um projeto para montar uma rede de comunicação, com emissoras de rádio e TV, com viés bolsonarista e de direita.

LEIA MAIS:

1 – Advogada pede proteção após falar na CPI enquanto a imprensa dorme. Por Moisés Mendes

2 – Exclusivo: Conheça o #InternetLivre, grupo de WhatsApp que gerou o gabinete do ódio

3 – Rogério Carvalho: “Prevent Senior tinha do governo autorização para matar”

Fakhoury na CPI

Segundo reportagem do Congresso em Foco, os senadores da CPI comparam o que descobriram sobre Fakhoury com o que a CPI do PC desvendou sobre as ligações do ex-deputado José Carlos Martinez com o tesoureiro de Fernando Collor, PC Farias, em projeto semelhante para criar uma rede de comunicação ligada ao então presidente da República, que fosse aliada de seu projeto de poder. Na ocasião, descobriu-se que Martinez recebeu dinheiro dos “fantasmas” de PC, contas bancárias falsas que o tesoureiro utilizava para financiar gastos pessoas e projetos do esquema.

Informações em poder da CPI da Covid mostram conversas de Fakhoury com interlocutores bolsonaristas – especialmente o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o blogueiro Alan dos Santos e o presidente do PTB, Roberto Jefferson – para a montagem de uma estrutura de comunicação ligada ao projeto bolsonarista. Nas conversas, cogita-se mesmo a utilização de recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para bancar o projeto.

CPI chegou a Fakhoury a partir do compartilhamento de informações vindas do inquérito sobre fake news e atos antidemocráticos conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No caso, a CPI só irá aprofundar e detalhar os pontos a respeito de disseminação de fake news que efetivamente têm relação direta com a covid-19. Como tal rede contribuiu para que a doença se espalhasse pelo país, a partir de informações falsas sobre a pandemia, sobre vacinas e contrárias às orientações sanitárias dos especialistas, como o uso de máscaras e o isolamento social.

Conversas em poder da comissão mostram Fakhoury discutindo com interlocutores sobre a necessidade de se criar uma estrutura própria e forte de comunicação, diante da dificuldade de veicular, pelos meios tradicionais, informações que iam de encontro às orientações da Organização Mundial de Saúde e dos principais especialistas em saúde.

Projeto inicial era obter uma rádio FM em São Paulo e, a partir dela, ir evoluindo na formação da rede incluindo novas rádios e uma emissora de TV. Em paralelo, também se pretendia construir uma rede de rádios comunitárias. As conversas chegam a especular a disponibilidade de rádios pertencentes a alguns grupos de comunicação já consolidados que poderiam ser negociadas.