Apoie o DCM

CPI propõe pensão para órfãos de vítimas da Covid-19

Randolfe Rodrigues, Omar Aziz e Renan Calheiros
CPI da Covid.
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do Estadão

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, a ser votado daqui a cinco dias, vai propor a criação de uma pensão especial para órfãos de vítimas do novo coronavírus.

O relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou ainda que vai sugerir a aposentadoria por invalidez para pessoas que ficaram com sequelas graves em razão da doença.

A iniciativa da CPI se soma às discussões sobre o tema já em andamento no Congresso. Tramita na Câmara o projeto de lei  1305/21, de autoria do deputado Flávio Nogueira (PDT-PI), que obriga o Fundo Nacional de Assistência Social (Fnas) a pagar pensão individual e mensal no valor de um salário mínimo a órfãos da covid.

Na estimativa da relatora do PL, deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES), há mais de 130 mil crianças no Brasil que perderam pai e/ou mãe ou algum cuidador por causa do coronavírus. (…)

x.x.x.x

LEIA MAIS:

1 – “Toda a sociedade foi vítima das fake news do tratamento precoce da Prevent Senior”, diz a advogada Bruna Morato ao DCM

2 – DCM Ao Meio Dia: Bruna Morato, advogada dos médicos que denunciaram a Prevent Senior na CPI, fala ao DCM

3 – Documentos mostram que Ciro Gomes defendeu anistia de torturadores da ditadura

CPI vai se transformar em frente parlamentar

A CPI da Covid vai se transformar em frente parlamentar após o fim do colegiado. O grupo será formado por senadores, mas poderá contar com contribuições da sociedade civil. Eles terão previsão regimental para instalação e usará as dependências da casa legislativa para reuniões.

O projeto de resolução está pronto para ser votado, segundo o blog de Octavio Guedes no G1. Os objetivos da frente parlamentar são:

  1. Acompanhar e fiscalizar desdobramentos das investigações;
  2. Cobrar responsabilização dos acusados pelo agravamento da pandemia;
  3. Receber novas informações e denúncias sobre irregularidades e erros no combate à crise sanitária;
  4. Propor alterações legislativas para fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e preparar o país para novas epidemias.

O nome será Frente Parlamentar Observatório da Pandemia de Covid-19.