Apoie o DCM

Após pressão de Crivella, Bolsonaro liga para presidente da África do Sul

Bolsonaro e Crivella
Bolsonaro ligou para o presidente da África do Sul

Bolsonaro ligou para o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e apelou para que o país autorize a indicação de Crivella a embaixador em Pretória. Porém, o sul-africano não deu sinal verde para que o ex-prefeito do Rio assuma o cargo.

Segundo a Folha de S. Paulo, a conversa foi muito esclarecedora ao presidente brasileiro: o ex-chefe do executivo municipal do Rio não é bem avaliado na África. Pretória recebeu a solicitação de Bolsonaro há quatro meses e não havia se manifestado.

A ligação aconteceu em 7 de outubro. O sul-africano informou que a decisão é do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação. O bate-papo deixou claro que o país africano não gosta da indicação.

Leia mais:

1 – Governo tentou usar STF como bode expiatório na crise de Covid, diz Gilmar

2 – Em nova guinada à direita, Ciro diz que constrói aliança com Alckmin, Datena e Kassab

3 – Alexandre Nero compara o caso Alec Baldwin às imagens de presidente posando com armas e crianças

Crivella é pivô de crise entre Bolsonaro e Igreja Universal

Crivella virou o pivô de uma crise entre a Igreja Universal e o governo Bolsonaro.O bispo da igreja ligada a Edir Macedo espera há cinco meses a confirmação de que será embaixador na África do Sul, sem retorno. O gelo que o país africano vem dando é alvo de críticas da agremiação religiosa. O próprio líder do grupo vem dizendo, nos bastidores, que não há empenho.

Em conversa particular com um membro do alto escalão da IURD, o DCM ouviu que Edir Macedo está insatisfeito. Se, por um lado, na visão do Todo Poderoso da Igreja, a Itamaraty boicota a indicação de Crivella, por outro, Bolsonaro não ajuda. Só que o Planalto tem uma visão diferente. Diz que tem trabalhado muito pelo nome do ex-prefeito.