Apoie o DCM

Fernando Cury se torna réu por importunação sexual contra Isa Penna

omento em que a deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury no plenário da Alesp.
Momento em que a deputada Isa Penna é apalpada pelo deputado Fernando Cury no plenário da Alesp. Foto: Divulgação/Alesp

Nesta quarta-feira (15), o deputado Fernando Cury se tornou réupor importunação sexual contra a deputada Isa Penna. A denúncia partiu do MP-SP e foi aceita com unanimidade pelos desembargadores do Órgão Especial do TJ-SP. Com a decisão, será instaurada uma ação penal.

“Não há que se falar em inépcia da petição inicial ou falta de justa causa para a instauração da ação penal”, afirmou o desembargador, João Carlos Saletti, relator do caso, que solicitou a gravação oficial de todas as câmeras da Alesp que possam ter filmado o momento, além de oitivas com os deputados presentes no dia.

O crime de importunação sexual está previsto no artigo 215 do Código Penal e prevê de um a cinco anos de reclusão. Segundo o desembargador, a pena pode ser ainda maior caso Cury tenha cometido o crime mediante algum recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido ou mesmo se houver abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo.

Leia também:

1- Guedes diz que vai expulsar FMI do Brasil: “Vão fazer previsões em outro lugar”

2- Ministério Público foi contra ação da PF em caso de Ciro Gomes

3- Bolsonaro quer usar PF contra adversários: “Vai falar que combate à corrupção”

Desculpas de Cury

No episódio, que vai completar um ano, Cury foi flagrado apalpando os seios de Isa no plenário da Alesp, o que levou os deputados da Casa a afastá-lo do cargo por seis meses, período que se encerrou em outubro. Com informações do Globo.

Entre as justificativas apresentadas por Cury ao órgão está a sua “atuação parlamentar” e o “hábito de abraçar as pessoas, de forma inocente, sem má-fé”. A defesa ainda diz que o deputado teve contato físico com pelo menos 10 parlamentares naquela noite.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link