Apoie o DCM

Deputados do PL, partido de Bolsonaro, usavam grupo armado para desviar emendas, diz PF

Deoutado Josimar Maranhãozinho
Policia Federal investiga deputados do PL
Foto: Reprodução/Diego Emir

Em operação realizada pela Polícia Federal, nesta sexta-feira (11), foram encontrados indícios de que um grupo de deputados do Partido Liberal, o mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), estaria participando de um esquema de extorsão, realizando o saques de dinheiro desviado de emendas e utilizando um grupo armado.

Em informações dadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o líder do grupo seria o deputado Josimar de Maranhãozinho (PL-MA). O coletivo ainda contaria com a participação de mais dois deputados: Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gil (PL-MA). A PF flagrou o líder dos acusados com uma caixa de dinheiro.

“O deputado federal Josimar Maranhãozinho é quem está à frente da estrutura criminosa, capitaneando não somente a destinação dos recursos públicos federais oriundos de emendas (próprias e de outros parlamentares comparsas) para os municípios, mas também orientando a cobrança (utilizando, inclusive, de estrutura operacional armada), ao exigir dos gestores municipais a devolução de parte dessas verbas”, disse a Polícia Federal em parte do texto denúncia.

Leia mais: 

1 – Deputados do PL, partido de Bolsonaro, são alvos de operação da PF

2 – PSB deve enfraquecer com saída de deputados

3 – Deputados do Podemos querem romper com Moro

Terceira vez que deputado do PL é alvo da PF

Com a operação que expõe os deputados, Josimar de Maranhãozinho (PL-MA) se torna, mais uma vez, alvo da Polícia Federal. Em operação anterior, conhecida como Descalabro, o parlamentar foi acusado de desviar dinheiro de emendas, assim como agora.

Antes, a PF suspeitava que o parlamentar usasse o dinheiro em empresas ligadas a ele, sendo acusado também de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Com a evolução das investigações e a descoberta de mais dois integrantes no grupo, a Polícia suspeita que o desvio tenha servido para beneficiar empresas privadas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link