Apoie o DCM

Separatistas de Donetsk, na Ucrânia, anunciam evacuação em massa de civis para Rússia

Donetsk
Praça deserta em Donetsk, na Ucrânia.

Os líderes de Donetsk e Lugansk, estados pró-Rússia no leste da Ucrânia, anunciaram uma evacuação em massa de cidadãos para a Rússia nesta sexta-feira (18). A população teme que Moscou esteja criando tensão na região para fornecer um pretexto para uma nova intervenção militar na Ucrânia.

Após o anúncio de evacuação, sirenes de alerta soaram em Donetsk e em outras cidades nos dois estados apoiados por Moscou, supostamente devido a um próximo ataque militar ucraniano à região.

As autoridades separatistas russas disseram que um carro explodiu perto do prédio do governo no centro de Donetsk. Não houve relatos de vítimas.

LEIA MAIS:

1 – Rússia anuncia retirada de parte das tropas em torno da Ucrânia

2- VÍDEO: Putin se posiciona sobre crise na Rússia

3- Em meio à forte pressão ocidental contra Rússia, país reafirma aspiração de aderir à Otan

Putin enviou funcionário do governo russo a Donetsk

Vladimir Putin rapidamente despachou um alto funcionário para a região da fronteira e anunciou que aqueles que chegassem receberiam um pagamento de 10.000 rublos (equivalente a 95 euros).

No entanto, as autoridades ucranianas insistiram que não tinham planos de lançar nenhum ataque e disseram que, de fato, nos últimos dias houve um aumento dramático de violência das forças apoiadas pela Rússia nas linhas de frente.

Em Vrubivka, uma das muitas cidades do lado ucraniano da linha de frente que viu o aumento da violência nos últimos dois dias, monitores humanitários estavam analisando os danos na tarde de hoje e ajudando os moradores. Doze prédios da cidade foram danificados pelo fogo de artilharia na quinta-feira (17), a primeira vez que a cidade foi atingida desde agosto de 2018.

“Somos solidários à Rússia”, diz Bolsonaro a Putin

Em encontro com o presidente russo em Moscou, nesta quarta-feira (16), Jair Bolsonaro mandou um recado aos EUA. “Somos solidários à Rússia”, afirmou o chefe do Executivo brasileiro. A viagem presidencial ocorre em um momento de enorme tensão no país.

Bolsonaro se disse “honrado” pelo convite e afirmou que os dois países têm “muito a colaborar em várias áreas”.

“Estou muito feliz e honrado pelo seu convite. Somos solidários à Rússia. Muito a colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que até mesmo essa passagem por aqui são o retrato para o mundo de que nós podemos crescer muito com as nossas relações bilaterais”, disse o mandatário da República ao russo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link