Apoie o DCM

DPU cobra de Queiroga distribuição de graça dos absorventes

Veja o Queiroga
(Brasília – DF, 26/03/2021) Palavras do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Foto: Anderson Riedel/PR

Defensoria Pública da União (DPU) enviou recomendação ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrando a distribuição de absorventes. Essa solicitação veio após veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) suspender compra do item de higiene.

LEIA MAIS:

1 – EXCLUSIVO: Quem é e como opera o empresário que financia apoiadores de Ciro para atacar Lula

2 – Exclusivo: Dallagnol escreveu parte da delação de Barusco e incluiu PT por “fins políticos”

3 – Exclusivo: Convenção do PSDB que homologou nome de Doria em 2018 aboliu título de eleitor e cobrou CPF do votantes

Pressão no Queiroga

De acordo com o Metrópoles, segundo o órgão, sem o absorvente, muitas mulheres correm riscos físicos e psicológicos.

A DPU pede que o governo institua o Programa Nacional de Higiene Menstrual, específico ao fornecimento de gratuito de absorventes a estudantes e meninas e mulheres em situação de rua ou presas.

Segundo o órgão, “as soluções improvisadas, tais como conter o sangramento através de panos usados higienizados, jornal e até miolo de pão [caso de muitas presas], submetem as mulheres a riscos de infecção, além de desconforto físico e emocional, que violam a dignidade da pessoa“. Esse ofício lembra que o Conselho Nacional de Direitos Humanos previu em 2020, também em recomendação, que o presidente da República e o Congresso criassem um marco legal para superar a pobreza menstrual.

Embora o Congresso tenha aprovado projeto de lei que previa a distribuição de absorventes, Bolsonaro vetou o PL há 10 dias. O presidente argumentou que não foi apresentada fonte de custeio para os gastos.