Apoie o DCM

Eduardo Leite está a um passo de trocar PSDB pelo PSD

Eduardo Leite
O governador gaúcho Eduardo Leite.
Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Com a desistência do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), de concorrer ao Palácio do Planalto, a bola da vez dentro do partido é o governador do RS, Eduardo Leite, que deve se transferir do PSDB para o PSD. Lideranças da sigla acreditam que ele fechará um acordo para ser o pré-candidato pessedista à Presidência.

Segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o presidente da legenda, Gilberto Kassab, e o próprio governador gaúcho já comunicaram a filiação a aliados. Outros pré-candidatos à Presidência da chamada “terceira via” também dão como certa a adesão.

A entrada de Leite no PSD, porém, só deve ser anunciada oficialmente após o dia 15 de março, quando o governador retomará a agenda no Brasil. Desde o início da semana, o ainda tucano está em viagem oficial aos Estados Unidos.

Leia mais:

1 – Pacheco retira candidatura à Presidência; PSD quer Leite

2 – Kassab diz a aliados que está irritado com Pacheco

3 – VÍDEO: Negacionistas queimam máscaras e desafiam governador do RS

Eduardo Leite tem até abril para anunciar candidatura

Para concorrer à Presidência, o governador do RS deverá anunciar a renúncia do cargo até o dia primeiro de abril. É a data limite estabelecida pelo calendário da Justiça Eleitoral. Caso confirme sua saída, Leite abre espaço para o vice-governador Ranolfo Viera Júnior (PSDB) assumir oficialmente o Palácio Piratini.

No PSD, a aposta é de que Leite só confirme sua filiação no fim de março, num dia mais próximo da data para deixar do cargo de governador.

Aliados afirmam que Kassab tem feito de tudo para o partido ter uma candidatura própria ao Planalto este ano. O ex-prefeito de São Paulo entende que esse seria o melhor caminho para aplacar as divergências regionais na sigla.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link