Apoie o DCM

Terror de Bolsonaro, embaixador da China deixa cargo no Brasil

embaixador da China vai deixar o Brasil
Embaixador da China vai deixar o Brasil

O embaixador responsável por colocar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu devido lugar, Yang Wanming, vai voltar a China nos próximos dias. O diplomata conversou com o ministro Carlos França para se despedir do cargo que ocupava no Brasil.

“Tive o prazer de me despedir do ministro Carlos França antes de deixar o posto de embaixador. Sou grato a sua excelência pela importância que atribui às relações sino-brasileiras. Agradeço também todo o apoio que recebi do governo federal brasileiro e do Itamaraty”, publicou Yang.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o país asiático ainda não definiu o nome de um novo embaixador. Enquanto há essa indecisão, Jin Hongjun ficará no cargo de forma interina.

Yang deixa o Brasil com a imagem de enfrentar o governo bolsonarista. Isto porque o presidente da República e o ex-ministro Ernesto Araújo atacaram a China diversas vezes. O principal objetivo era agradar Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.

Leia também:

1; VÍDEO: Chechenos se mobilizam para apoiar a Rússia na Ucrânia

2; Otan anuncia que enviará mais armas à Ucrânia

3; Mourão deixa Bolsonaro falando sozinho e opta por silêncio

China se reaproximou de Bolsonaro

Araújo saiu do cargo de ministro em 2021, o que permitiu uma melhor relação entre o Itamaraty e o governo chinês. Desde então, os ataques públicos pararam de acontecer, apesar do país asiático ainda não estar fazendo o mesmo nível de investimento que realizava no passado.

Vale destacar que os bolsonaristas tiveram ações de xenofobia por diversas vezes, principalmente na pandemia da Covid-19.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link