Apoie o DCM

Empresas autuadas pelo Ibama e garimpeiros se beneficiam do governo Bolsonaro

Veja Bolsonaro e Heleno
Bolsonaro e general Heleno. Foto: Agência Brasil

Ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) de Bolsonaro, general Augusto Heleno, deu anuência para que empresários com áreas embargadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) avancem na prospecção de ouro na Amazônia, inclusive em região praticamente intocada. Essa informação é da reportagem de Vinicius Sassine na Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Moro vai ao Nordeste, usa chapéu de cangaceiro e é massacrado nas redes

2 – VÍDEO: Sergio Moro é recebido aos gritos de “juiz ladrão” no Recife

3 – Em Brasília, chapa Lula-Alckmin já tem até apelido

Garimpo se deu bem no governo Bolsonaro

Esses atos do general, que é secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional, atenderam ainda a pedidos de um integrante de uma cooperativa de garimpeiros que operam dragas de sucção em leitos de rios da Amazônia e também de um advogado que hoje é chefe de gabinete de um senador de Mato Grosso.

Cabe ao ministro do GSI, na condição de representante do Conselho de Defesa Nacional, assinar os chamados atos de assentimento prévio, necessários para a exploração de mineração na faixa de fronteira, numa largura de até 150 quilômetros.

Pesquisa de ouro foi permitida na região de São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do Amazonas, conhecida como Cabeça do Cachorro.

Uma das autorizações foi dada à empresa SF Paim.

O sistema público do Ibama de consulta de áreas embargadas –medida adotada em caso de infrações ambientais– mostra que a SF Paim teve uma área interditada por fiscais em 31 de julho de 2021, com inclusão na lista de embargos em 2 de setembro.

A área fica em Tapauá (AM).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.