Apoie o DCM

Quatro de cada 10 estudantes abandonaram universidades privadas em 2021

Sala de aula sem estudantes na faculdade.
Sala de aula na faculdade. Foto:
REPRODUÇÃO / FREEPIK

2021 registou o segundo maior índice de abandono de estudantes do ensino superior privado no Brasil de toda a série histórica. Só neste ano, foram cerca de 3,42 milhões de estudantes que abandonaram as universidades privadas. Uma taxa de 36,6% de evasão.

O número só ficou atrás do registrado em 2020, quando cerca de 3,78 milhões de alunos deixaram as instituições, chegando a 37,2% de abandono. Os índices são de uma projeção feita pelo Semesp. 

O diretor-executivo do Instituto, Rodrigo Capelato, afirma que os estudantes mais afetados são aqueles com maior vulnerabilidade social. “São os que geralmente precisam trabalhar para poder estudar. A maioria estuda à noite. E tiveram perda de emprego, ou perda de renda por trabalho informal. Eles não conseguiam mais pagar a mensalidade ou não tinham, inclusive, infraestrutura para poder assistir às aulas remotamente”, explica o especialista em educação.

Leia também:

1- Pela segunda vez, governador do Rio, Cláudio Castro, testa positivo para Covid

2- Luciano Huck é zoado na Globo por ter desistido de disputar as eleições

3- Lenio Streck detona Moro após citação de Dom Quixote nas redes: “Não leu o livro”

EAD, inadimplência e taxa de jovens estudantes

Quando o dado do EAD é separado do ensino presencial, a taxa é ainda mais alta. Em 2021, houve 43,3% de evasão no EAD — número maior, inclusive, que o de 2020 (40%).

As taxas de inadimplência nos dois anos de pandemia também foram as maiores já registradas. No ano passado, pela primeira vez, ela chegou perto de 10%. Com informações do G1.

Apenas 18% dos jovens de 18 a 24 anos no país estão no ensino superior. “A gente tem uma meta do Plano Nacional de Educação que teria que atingir 33% dos jovens até 2024. Nós não vamos atingir e ainda vamos piorar esse índice”, afirma o diretor-executivo do Instituto Semesp.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.