Apoie o DCM

Facebook pede que Justiça não force a venda do WhatsApp e Instagram

Facebook
O logotipo do Facebook é exibido em um telefone celular – Foto: REUTERS / Johanna Geron / Ilustração

Nesta segunda-feira (04), o Facebook pediu a um juiz que rejeitasse o caso do governo dos EUA que visa forçar o gigante da mídia social a vender Instagram e WhatsApp. Com informações da Reuters.

O Facebook disse em um processo judicial que a Federal Trade Commission (FTC) falhou em fornecer uma “base factual plausível para rotular o Facebook de monopolista ilegal”. A empresa acrescentou que parece que a FTC “não tinha base para sua alegação nua e crua de que o Facebook tem ou tinha um monopólio”. A gigante das redes sociais pediu que o processo fosse encerrado.

Leia também

1- PGR investiga offshores de Paulo Guedes e do presidente do Banco Central

2- Paulo Guedes defendeu exclusão de taxa de paraíso fiscal do IR

3- PGR denuncia deputado bolsonarista por forjar a própria tentativa de homicídio

Julgamento

A justiça decidiu em junho que a reclamação original da FTC apresentada em dezembro de 2020 não apresentava evidências de que o Facebook tinha poder de monopólio no mercado de redes sociais.

A reclamação alterada da FTC, apresentada em agosto, acrescentou mais detalhes sobre sua acusação de que a empresa de mídia social esmagou ou comprou rivais e novamente pediu que ordenasse a venda do Instagram e do WhatsApp.

Queda dos apps

O pedido foi feito no mesmo dia em que as plataformas de Mark Zuckerberg ficaram offline. Após quase 7 horas fora do ar, Facebook, Instagram e WhatsApp voltaram a funcionar.

As redes saíram do ar em todo o mundo por volta das 13h. E só voltaram – com instabilidade – depois das 19h.