Apoie o DCM

Caso JBS: Fachin arquiva inquérito contra Eduardo Braga e Vital do Rêgo

Veja o Fachin
Ministro Edson Fachin em sessão da 2ª turma do STF. Foto: Nelson Jr./SCO/STF (17/12/2019)

O ministro Edson Fachin, do STF, arquivou o inquérito que apurava supostos repasses ilícitos feitos pela empresa JBS ao senador Eduardo Braga (MDB-AM), ao ministro Vital do Rêgo, do TCU, e ao ex-deputado Paulo Bornhausen (PSB-SC).

O magistrado atendeu pedido da PGR, que afirmou que não foram identificados elementos suficientes contra os três políticos. Quando há parecer da Procuradoria nesse sentido, é praxe que o ministro acolha a manifestação. O inquérito havia sido aberto com base nas delações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e do diretor da JBS Ricardo Saud.

Ambos afirmaram que a empresa frigorífica fez repasses a políticos do MDB na casa dos R$ 40 milhões para garantir a aliança com o PT nas eleições de 2014. Na época, Rêgo era senador pelo MDB. Com informações do Folha.

Leia também:

1; Saiba onde Carlos Bolsonaro assistiu a sabatina de André Mendonça

2; Em fúria, Bolsonaro detona Moro: “Palhaço, sem caráter”

3; Lula dá razão para Mano Brown: “O lugar do PT é na periferia”

O que disse Fachin?

Na decisão, Fachin observou que medidas investigativas que poderiam ajudar a elucidar os fatos não foram levadas a efeito, mas disse que o arquivamento é a única saída para respeitar os direitos dos investigados.

“Ao menos nos pontos analisados pela Procuradoria-Geral da República, resulta inviável prosseguir no caminho investigativo com esteio apenas na palavra de colaboradores destituída de elemento de corroboração”, disse.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.