Apoie o DCM

Fachin responde ataques de Bolsonaro e diz que “democracia está ameaçada”

Montagem com as imagens de Edson Fachin e Jair Bolsonaro lado a lado.
Edson Fachin e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, afirmou, nesta sexta-feira (01), que a democracia está “ameaçada” e que a Justiça eleitoral está “sob ataque”. As declarações do magistrado acontecem um dia depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar ministros do STF e o sistema eleitoral brasileiro. A informação é do blog da Ana Flor, do G1.

“A justiça eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral”, afirmou Fachin, durante discurso em uma reunião com presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste.

“Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas. Nosso objetivo, neste ano, que corresponde ao nonagésimo aniversário da Justiça Eleitoral, é garantir que os resultados do pleito eleitoral correspondam à vontade legítima dos eleitores”, disse Fachin.

Leia mais:

1. Eleitores de Moro vão votar nulo ou apoiar Bolsonaro, indica pesquisa

2. Meu testemunho do casamento do prisioneiro A9379AY, Julian Assange. Por Sara Vivacqua

3. Rússia acusa Ucrânia de ataque aéreo em depósito de petróleo

Na quinta-feira, Bolsonaro voltou a atacar STF

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (31). Ele afirmou que os ministros da Corte “atrapalham” o Brasil e mandou eles “calarem a boca”. Assista ao vídeo no final da página.

Sem citar nomes, Bolsonaro mandou “colocar a toga e não encher o saco”. A afirmação foi feita durante discurso na cerimônia de despedida dos ministros que deixaram os cargos para disputar as eleições.

“A gente tem tudo para ser uma grande nação. O que falta é que alguns poucos não nos atrapalhem. Se não tem ideia, cala a boca. Coloca a sua toga e fica aí, sem encher o saco dos outros. Como atrapalham o Brasil”, atacou. Assista abaixo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link