Apoie o DCM

Gabriel Monteiro pode ser expulso do PL

Gabriel Monteiro pode ser expulso do PL. Foto de gabriel Monteiro com olhar desconcertado enquanto dá entrevista à uma emissora. Ele usa uma camisa branca.
Se expulso do PL. o vereador poderá ficar de fora das eleições deste ano. Foto: Reprodução / TV Globo

O vereador Gabriel Monteiro, da cidade do Rio de Janeiro, poderá ser expulso do PL nos próximos dias. Uma reunião interna do partido foi marcada para a próxima semana e contará com dirigentes da Executiva nacional. Do outro lado, denúncias contra o político chegaram à Comissão de Justiça e Redação da Câmara do Rio, que aceitou uma representação que poderá levar à cassação do mandato, além de que deputados, prefeitos e senadores do PL fazem pressão para que Monteiro seja removido da sigla.

O Conselho de Ética da Casa Legislativa marcou uma nova reunião para a próxima terça-feira, que decidirá o relator do processo e começará a analisar o mérito das denúncias contra o vereador. Se a expulsão ocorrer, Gabriel deverá ser considerado fora das eleições deste ano.

O vereador está filiado ao PL há apenas um mês. Ele é visto como um grande puxador de votos dentro da legenda, que antes das denúncias, tinha a capacidade ter até 500 mil votos para deputado federal, de acordo com pesquisas de intenção de voto.

Leia mais:

1 – Acusação contra Gabriel Monteiro é aceita pela Comissão da Câmara do Rio

2 – MPRJ denuncia Gabriel Monteiro por gravar sexo com adolescente

3 – VÍDEO: Gabriel Monteiro não nega caso com menores e ataca assessores

Se expulso, Gabriel Monteiro não teria tempo hábil para concorrer à eleição

Caso seja expulso do PL, não conseguiria cumprir os trâmites legais para concorrer nas eleições deste ano. Ele deveria estar filiado a uma legenda por pelo menos seis meses antes do pleito, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

O presidente regional do PL, Altineu Cortes, disse ao jornal O Globo que evitará selar o destino de Monteiro, mas que o partido não compactuará com práticas criminosas.

“O PL não é “Mãe Diná”. Quando formalizamos o convite, tínhamos outro quadro. Ele era cobiçado por várias legendas e nada pesava contra. Hoje, temos uma situação delicadíssima. Existe um sentimento de indignação com as notícias que vêm à tona, sim, mas não me cabe julgá-lo antes da Justiça. O que posso garantir é que o partido não vai compactuar com qualquer irregularidade que fique comprovada”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link