Apoie o DCM

Google anuncia plano para combater fake news em 2022

Google
O Google realizou nesta 6ª feira (15) seu 1º evento on-line sobre novidades da empresa para o processo eleitoral de 2022 – Foto: reprodução Unsplash Nathana Rebouças

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), o Google anunciou medidas que está tomando para combater a desinformação e ajudar a garantir um processo eleitoral democrático no Brasil durante as eleições de 2022.

A multinacional anunciou que todos os anunciantes que pagarem por anúncios relacionados às eleições terão que ser verificados. Além disso, com os dados dessas verificações, a plataforma vai disponibilizar um relatório de transparência acessível a todos que quiserem checar essas informações.

As informações prestadas pelos candidatos e políticos serão disponibilizadas em um relatório aberto, disponível para qualquer indivíduo que deseje verificar tais dados. O processo, que teve início de forma voluntária em 15 de setembro, se tornará obrigatório a partir de 17 de novembro. Com informações do Poder 360.

Leia também:

1- VÍDEO: William Bonner e Renata Vasconcellos choram no JN

2- Moro ‘sofreu’ em palestra sobre corrupção nos EUA

3- Doria foge de primeiro debate das prévias do PSDB

O plano do Google contra fake news

O Google tem uma parceria com o TSE desde 2014. Por meio dessa parceria, a multinacional oferece cursos de capacitação para servidores do tribunal, que para 2022 já começaram. Também são oferecidos meios para que as informações fiquem mais acessíveis para os eleitores.

Nas eleições passadas foram disponibilizados painéis com informações que tiraram dúvidas sobre como votar. Esse recurso foi visualizado 9 milhões de vezes.

Por meio dessa parceria, o TSE tem atuado para diminuir os efeitos da disseminação de desinformação sobre eleições.

O programa é estruturado em três eixos: informar, capacitar e responder. Para isso, o TSE conta com a parceria de mais de 70 instituições da sociedade civil para desenvolver esse trabalho.