Apoie o DCM

Governo Bolsonaro terá que se explicar ao STF sobre portaria que impede demissão de não-vacinados

Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni
Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni. Foto: AFP

Nesta quina (04), o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou que o governo Bolsonaro preste informações sobre a portaria que impede demissão de não-vacinados.

A portaria foi assinada pelo ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. A medida contraria decisões recentes da Justiça do Trabalho e orientações do Ministério Público do Trabalho. Com informações do G1.

Barroso determinou que o governo envie informações sobre a portaria no prazo de 5 dias corridos. “Determino a oitiva da autoridade da qual emanou o ato normativo, no prazo de 5 (cinco) dias corridos. Transcorrido o prazo, os autos devem retornar à conclusão, para apreciação das cautelares”, disse o ministro.

Leia também:

1- VÍDEO – Juliette viraliza ao mandar indireta a Bolsonaro em música: “Ele não”

2- Arthur Lira se contradiz e assume que governo quer furar o teto de gasto

3- Aécio é escolhido para boicotar 3ª via e virar ‘o homem’ de Bolsonaro

Portaria do Governo Bolsonaro

A portaria do Ministério do Trabalho e Emprego classifica como “prática discriminatória” a demissão, por justa causa, de empregado que se recuse a apresentar comprovante de vacina contra a Covid-19 ou então exigir o documento como condição para a contratação.

A medida também equipara a exigência de vacina a práticas discriminatórias relacionadas a sexo, raça, cor, idade e deficiência.

A portaria ainda estabelece punições para os empregadores que descumprirem a determinação, entre elas, a reintegração do trabalhador demitido com ressarcimento integral do salário pelo período em que ele ficou afastado e o pagamento em dobro da remuneração.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.