Apoie o DCM

Crise na Ucrânia: Governo russo provoca imprensa dos EUA e do Reino Unido

Kremlin
Imagem: Reprodução

O governo da Rússia, por meio do Ministério das Relações Exteriores, provocou a imprensa dos Estados Unidos e do Reino Unido sobre as “previsões” furadas que fizeram em relação às “iminentes” invasões de Moscou contra a Ucrânia. A porta-voz do Ministério, Maria Zajárova, pediu que a “mídia de desinformação americana e britânica anuncie a programação das ‘invasões’ russas para 2022”. “Gostaríamos de planejar as férias”, ironizou. As informações são do jornal Actualidad.

O tom sarcástico se justifica: na sexta-feira (11), a Bloomberg anunciou a data da “invasão” russa na Ucrânia, marcando-a para terça-feira (15). A mídia citou como fonte “funcionários familiarizados com o assunto”. Como se não bastasse, no início do mês o veículo chegou a publicar a manchete “Rússia invade a Ucrânia” e só removeu mais de 30 minutos depois.

No dia 04 de fevereiro, o New York Times, dos EUA, sugeriu que as tropas russas “parecem estar nos estágios finais dos preparativos para uma ação militar” contra a Ucrânia. Como fonte, o jornal citou uma “avaliação do alto comando militar ucraniano”.

Leia mais:

1. VÍDEO: Ao lado de Putin, Bolsonaro defende “valores comuns” e “paz para todo o mundo”

2. Viagem de Bolsonaro à Rússia é positiva para um mundo multipolar. Por Maringoni

3. VÍDEO – Ao lado de chanceler brasileiro, Lavrov detona EUA: “Querem dividir o mundo”

Porta-voz do Ministério Russo ironizou imprensa imperialista

Após as notícias sem fundamento por parte, principalmente, da Bloomberg (do Reino Unido) e do New York Times (dos EUA), Maria Zajárova escreveu em suas redes sociais: “Um pedido à mídia de desinformação americana e britânica Bloomberg, The New York Times, The Sun, etc.: anuncie a programação de nossas ‘invasões’ para este ano. Gostaríamos de planejar as férias”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link