Apoie o DCM

Instagram avisa russos do fim das atividades no país

Aplicativo do Instagram
Russos perderão Instagram
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Seguindo a mobilização de inúmeras empresas multinacionais, o Instagram informou aos russos neste domingo (13) que os usuários terão acesso ao aplicativo apenas até a meia-noite de hoje. Ao rede social possui cerca de 80 milhões de adeptos no país. Na semana passada, o Facebook já havia deixado de atender o país.

Foi anunciado na última quinta-feira (10), pela Meta Platforms, detentora dos direitos do Instagram, que seria permitido a propagação do discurso violentos contra soldados que lutam do lado da Rússia contra a Ucrânia. A permissão é temporária e foi vista como mais uma pressão investida contra Putin.

Ao apoiar Zelenski, a plataforma digital mundial disse que seria injusto impedir que ucranianos expressassem sua “resistência e fúria contra as forças militares invasoras”. Fazem parte das publicações de ódio conteúdos onde pedem a morte do presidente russo Vladimir Putin, e do governante de Belarus, Alexander Lukashenko.

Leia mais:

1 – Rússia bloqueia Instagram após app liberar ameaças contra russos

2 – Facebook e Instagram autorizam posts que atacam russos e pedem a morte de Putin

3 – Na Ucrânia, líder do MBL publica fake news e recebe alerta do Instagram

Instagram tenta sair por cima de bloqueio anunciado por Putin

Em comunicado feito no último dia 11, a Rússia informou que baniria o Instagram de seu território por tempo indeterminado. A decisão veio após o número de postagens na plataforma contendo discurso de ódio contra os usuários locais terem aumentado após a liberação da empresa Meta.

A data prevista para a suspensão da rede era a meia-noite da segunda-feira (14). O limite foi dado para que pessoas que desfrutassem do serviço da rede pudessem remover ou salvar suas mídias. O Instagram resolveu sair por cima da decisão de Putin, suspendendo hoje, antes que pudesse ser bloqueado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link