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Jovem Pan usa criança de maneira ilegal em merchan de tônico milagroso

Veja a Jovem Pan
Vinícius Moura e Paulo Mathias apresentam o tônico milagroso com uma merchandete da Ervik (foto: Reprodução/JP News)

A Jovem Pan está no topa tudo por qualquer anunciante em seu recém-lançado canal de notícias. Nos últimos dias, os telespectadores de programas como Morning Show e Pânico foram bombardeados com ações de merchandising testemunhal de um tônico capilar que promete não só acabar com a queda dos cabelos, mas acelerar também o processo de crescimento de novos fios. E essa propaganda usou uma criança de maneira ilegal, diz uma reportagem do TVPop.

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Propaganda ilegal

Nesta terça (9), uma criança de sete anos foi utilizada pela JP News para ilustrar os benefícios do produto. O uso de menores de idade em propagandas é vetado pelo CONAR há quase nove anos, assim como o direcionamento de publicidades para o público infantil é visto como ilegal para o Código de Defesa do Consumidor.

Esse merchandising ocupou seis minutos do Morning Show de terça. Na ação publicitária, o âncora Paulo Mathias e o comentarista Vinícius Moura interagem com uma merchandete da Ervik, fabricante do tônico capilar, sobre os supostos benefícios do produto.

“Eu quero conversar com você, que tem problema de queda capilar, e esse é um problema que afeta tanto os homens, como as mulheres. A galera que nos acompanha viu esse produto como uma grande solução para a queda de cabelo”, disse Mathias, seguido por uma longa introdução feita pela garota propaganda sobre o público alvo do composto químico.

“Você, que está com um problema de queda capilar, que está aí sofrendo, que não sabe mais o que faz, ou que está com aquelas famosas entradas, que os homens sofrem muito com isso, a mulher que tem o cabelo ralinho, prestem atenção. Nós juntamos os melhores princípios ativos em um único produto, que está fazendo o maior sucesso”, anunciou a merchandete, pouco antes de exibir imagens de uma criança identificada apenas como João, de sete anos, supostamente antes e depois de utilizar o Tônico Capilar Hairvik.

“O João, ele tinha alopecia androgenética, e a mãe dele sofria muito, por ele ter apenas sete anos. Ela chamou a gente e falou que queria compartilhar, contar a história dele, porque realmente fez uma diferença no cabelo desse menino, que é emocionante ver essa imagem. A evolução é incrível”, afirmou a representante da marca, enquanto o Morning Show exibia uma montagem com fotos do menor de idade — clique aqui para ver, a partir de 22 minutos e 47 segundos do programa.

A assessoria de imprensa da Jovem Pan News defendeu a ação publicitária veiculada pelo Morning Show. “A veiculação ocorreu em concordância ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e sendo o produto regulamentado pela Anvisa”, afirmou o canal de notícias. O posicionamento da empresa, no entanto, não condiz com a realidade. O Tônico Capilar Hairvik nunca foi aprovado pela Anvisa, assim como todos os outros produtos comercializados pela Ervik.

Dentro de sua página oficial, a Anvisa disponibiliza uma ferramenta pública que possibilita a checagem de itens enviados para a apreciação da agência, através do envio do nome do produto ou através do CNPJ da respectiva empresa. Em seu site, a Ervik Comércio de Produtos de Saúde e Beleza Eireli diz operar com o CNPJ 35.420.481/0001-79. Este número, no entanto, nunca fez o envio de produto algum para a avaliação e regulamentação do órgão governamental.

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