Apoie o DCM

Inimigo número 1 de Bolsonaro no Senado, Alcolumbre vira protagonista na PEC dos Precatórios

Veja Davi Alcolumbre
Davi Alcolumbre. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre, virou peça essencial no trâmite da PEC dos Precatórios, que abre espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022 para o governo de Jair Bolsonaro e viabiliza o financiamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

Após a aprovação na Câmara, senadores articulam para que o texto seja encaminhado à CCJ nos próximos dias. Inicialmente, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), prometia que a matéria seguisse direto ao plenário para acelerar a tramitação, mas a resistência dos parlamentares o fez mudar de ideia.

As tratativas estão sendo capitaneadas por Alcolumbre, que tem mantido uma série de reuniões com parlamentares em caráter reservado sobre a tramitação da PEC ao longo da semana. Dois nomes próximos ao Planalto são cotados para a relatoria da proposta, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), e o vice-líder do governo no Congresso, Marcos Rogério (DEM-RO).

Leia também:

1; Lula tem quase o dobro de votos de Bolsonaro em Minas, diz pesquisa

2; Perseguição? Delegada responsável por extradição de Allan dos Santos é demitida

3; Ministério da Saúde descobre responsável por adulterar dados do SUS

Alcolumbre x Bolsonaro

Alcolumbre é o inimigo número 1 de Bolsonaro no Senado. O presidente tenta colocar seu aliado André Mendonça no STF, mas nenhuma data para a sabatina foi marcada até agora por causa da resistência de Alcolumbre.

O presidente da CCJ pode usar estratégia parecida com PEC, já é uma estratégia de Bolsonaro para voltar a ganhar popularidade visando 2022.

Após a sessão da comissão, nesta quarta-feira (10), Alcolumbre disse que pretende colocar a matéria em votação no colegiado para daqui a cerca de duas semanas, mas ainda está alinhando a agenda com o presidente do Senado.

“Quero conversar com o presidente Rodrigo e a gente está organizando. A gente está tentando organizar para a semana de 22 a 26. Vai dar na quarta-feira dia 24 para que a gente possa apreciar na CCJ essa proposta de Emenda constitucional. Esse é o meu calendário”, disse o presidente da CCJ.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.