Apoie o DCM

Ministério da Saúde descobre responsável por adulterar dados do SUS

Aplicativo ConecteSUS (Foto: Arquivo Agência Brasil – Marcelo Camargo )

O Ministério da Saúde confirmou que um operador externo credenciado alterou indevidamente dados de usuários no cadastro do ConecteSUS. O aplicativo é usado como passaporte de vacinação em todo o país.

Ontem (10), como mostrou o DCM, o biólogo Atila Iamarino afirmou que seus dados foram alterados. O influenciador digital desabafou sobre a falta de segurança dos dados no sistema administrado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o ministério, o operador não tem vínculo com a pasta. “A modificação não foi feita por servidor do ministério, mas por um operador credenciado, o qual já teve o seu acesso ao sistema bloqueado”, informa. Com informações da CNN Brasil.

Leia também:

1- Ex-ministro de Bolsonaro se junta a Moro no Podemos

2- Governo Bolsonaro desobedece ordem do STF e mantém Orçamento Secreto

3- Gleisi enquadra secretaria do PT por nota celebrando vitória de Ortega na Nicarágua

Saúde vai prevenir nova alteração dos dados?

A pasta não informou a identidade do operador nem a cidade onde ele trabalha. Ainda sem dados de quem foi vítima, o ministério orienta quem foi prejudicado a buscar a ouvidoria pelo telefone 136.

“O ministério reforça que está atuando para restaurar os cadastros e bloquear os operadores responsáveis pelas alterações indevidas”, diz a pasta de Marcelo Queiroga.

Hoje, o Brasil conta com 45 mil operadores credenciados. Segundo o ministério, são pessoas que têm acesso direto ao sistema para incluir e modificar informações que aparecem no aplicativo ConecteSUS.

Apesar do bloqueio, o ministério não se manifestou sobre a possibilidade de entusiastas após o caso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.